Museu da língua portuguesa – Crédito Ana Guimarães
A Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa exposta no Galleria Shopping reúne 8 mil pessoas em 27 dias na cidade de Campinas.
Segundo Mário Mazill, diretor superintendente da CPFL energia, com o objetivo de atrair o público o Galleria Shopping ofereceu essa oportunidade de aproveitar o espaço aberto para todas as pessoas, uma vez que em Junho de 2016, o shopping sofreu prejuízos com a chuva e precisava aumentar sua circulação.
” Uma exposição boa em nossa galeria na CPFL atrai um público de 2 mil pessoas por mês, essa aqui vai chegar a 9 mil pessoas”. afirma Mazill
A exposição faz parte do Museu da Língua Portuguesa e desde de 2015 a equipe responsável tinha a intenção de trazer a galeria de arte à cidade, antes mesmo do museu pegar fogo. Na época do acidente a material expositivo já não estava mais lá, fazendo com que fosse preservado.
De acordo com Mário, essa parceria foi fundamental, pois eles queriam trazer os estudantes para apreciar o evento. O Galleria oferece transporte gratuito para as escolas que necessitam. Os responsáveis pedem que as escolas desenvolvam uma ação educativa com os alunos com base na exposição. ” 80% do nosso público são alunos, um público para nós muito interessante”, afirma Mazzil.
A exposição é um recorte do Museu da Língua Portuguesa, tendo a praça da língua, as origens do português e a linha do tempo. O destaque da exposição é o mapa dos falares que exibe o português falado em varias regiões do estado de São Paulo.
Logo na entrada, os visitantes entram no universo da palavra com quinze poemas projetados sob recursos de animação. Em seguida, caixas de madeira apresentam sob forma de esculturas o Museu da Língua Portuguesa. Um painel gráfico apresenta um vídeo/animação com as origens da língua.
Um terminal de multimídia permite escutar os vários sotaques do português pelo mundo. Uma linha do tempo consagra a evolução do idioma no Brasil até os dias de hoje, e mais adiante, telas sensíveis ao toque possibilita compreender a relação do português com outros idiomas, como as indígenas e as africanas.
Palavra arroz falada de vários jeitos em diferentes regiões do Brasil
Logo no final um quebra-cabeça mostra um vídeo com dez entrevistas, que possibilita um diálogo que apresenta as particularidades linguísticas de cada região. Por último, a diversidade da língua presente no cotidiano das pessoas mostrada em forma de vídeo.
Culinária e a diversidade das palavras
As visitas são comandadas por seis monitores que explica passo a passo as repartições que dividem a exposição.
AINDA DÁ TEMPO DE CONHECER.
Serviços:
Data: 15 de Setembro à 16 de Outubro
Horário: De terça à sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; e aos sábados das 12h às 22h
Local: 1º Piso do Galleria Shopping – (próximo à Livraria da Vila ) Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP)
Editado por Thiago Tedeschi