Exposição da Língua Portuguesa reúne 8 mil pessoas em 27 dias

img_6580Museu da língua portuguesa  – Crédito  Ana Guimarães

A Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa exposta no Galleria Shopping reúne 8 mil pessoas em 27 dias na cidade de Campinas.

Segundo Mário Mazill, diretor superintendente da CPFL energia, com o objetivo de atrair o público o Galleria Shopping ofereceu essa oportunidade de aproveitar o espaço aberto para todas as pessoas, uma vez que em Junho de 2016, o shopping sofreu prejuízos com a chuva e precisava aumentar sua circulação.

Uma exposição boa em nossa galeria na CPFL atrai um público de 2 mil pessoas por mês, essa aqui vai chegar a 9 mil pessoas”. afirma Mazill

img_6577-1

A exposição faz parte do Museu da Língua Portuguesa e desde de 2015 a equipe responsável tinha a intenção de trazer a galeria de arte à cidade, antes mesmo do museu pegar fogo. Na época do acidente a material expositivo já não estava mais lá, fazendo com que fosse preservado.

De acordo com Mário, essa parceria foi fundamental, pois eles queriam trazer os estudantes para apreciar o evento. O Galleria oferece transporte gratuito para as escolas que necessitam. Os responsáveis pedem que as escolas desenvolvam uma ação educativa com os alunos com base na exposição. ” 80% do nosso público são alunos, um público para nós muito interessante”, afirma Mazzil.

A exposição é um recorte do Museu da Língua Portuguesa, tendo a praça da língua, as origens do português e a linha do tempo. O destaque da exposição é o mapa dos falares que exibe o português falado em varias regiões do estado de São Paulo.

img_6566

Logo na entrada, os visitantes entram no universo da palavra com quinze poemas projetados sob recursos de animação. Em seguida, caixas de madeira apresentam sob forma de esculturas o Museu da Língua Portuguesa. Um painel gráfico apresenta um vídeo/animação com as origens da língua.

img_6573Projeção de poemas

Um terminal de multimídia permite escutar os vários sotaques do português pelo mundo. Uma linha do tempo consagra a evolução do idioma no Brasil até os dias de hoje, e mais adiante, telas sensíveis ao toque possibilita compreender a relação do português com outros idiomas, como as indígenas e as africanas.

img_6571Palavra arroz falada de vários jeitos em diferentes regiões do Brasil

Logo no final um quebra-cabeça mostra um vídeo com dez entrevistas, que possibilita um diálogo que apresenta as particularidades linguísticas de cada região. Por último, a diversidade da língua presente no cotidiano das pessoas mostrada em forma de vídeo.

img_6570

Culinária e a diversidade das palavras

As visitas são comandadas por seis monitores que explica passo a passo as repartições que dividem a exposição.

AINDA DÁ TEMPO DE CONHECER.

Serviços:

Data: 15 de Setembro à 16 de Outubro

Horário:  De terça à sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; e aos sábados das 12h às 22h

Local: 1º Piso  do Galleria Shopping – (próximo à Livraria da Vila ) Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP)

Editado por Thiago Tedeschi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s