Storytelling foi o tema do 31º Fórum de Debates de Relações Públicas

Por Isabela Ariolli

A PUC-Campinas recebeu nesta quinta-feira a 31ª edição do Fórum de Debates de Relações Públicas com o tema “Storytelling e Memória Empresarial”. O evento deu-se no Auditório Dom Gilberto e contou com a presença dos convidados e palestrantes de Relações Públicas: Fernando Palacios e Bruna Lima.

14543479_10209305923257995_1228570855_n
(Créditos: Isabela Ariolli)

Fernando Palacios, pioneiro do tema no Brasil, iniciou sua palestra de forma interessante: explicou a definição de Storytelling por meio de um Storytelling. Isso mesmo, ao longo de uma apresentação sucinta e completa, a relações públicas transmitiu seu conhecimento no assunto fazendo exatamente o que ele estava ali para ensinar: contar histórias de uma forma que cative a atenção do público e o faça querer saber mais. E é essa a finalidade do Storytelling.

Segundo ele, essa é uma ação muito importante e perigosa pois contar a história certa pode acalmar até a pessoa mais raivosa que você conhece, mas se contar a história errada você pode irritar uma pessoa calma. O Storytelling não é uma forma nova de comunicação, ele nasceu nos primórdios da caverna, e foi desenvolvido durante toda a humanidade até os dias de hoje.

Aquelas histórias que os seus avós passam de geração para geração? Storytelling

Aquela propaganda atrativa passando no horário nobre? Storytelling

Aquele herói incrível de uma história em quadrinhos? Storytelling

Apesar de ser uma palavra nova com um conceito remodelado para a modernidade, o ato de contar histórias foi, é e sempre será utilizado por todos os indivíduos da nossa sociedade como uma das melhores e mais resultantes formas de comunicação. E é sobre essa forma de comunicação que trouxe um tema extremamente pertinente para o profissional de Relações Públicas, assim como Jornalismo e Publicidade.

Storytelling é uma forma de se destacar em um mundo cada vez mais saturado de opções e dentre diversas histórias contadas, e inúmeros casos citados, o que faz com que o conceito do tema seja completamente entendido é o seguinte:

“O poder do Storytelling: você pega uma simples página em branco e a transforma em uma mina de ouro com apenas uma história, esse foi o caso de J.K.Rowling, que por essa história se transformou na mulher mais rica do Reino Unido, fazendo o ator mais rico do Reino Unido, fazendo também com que a Editora fosse a mais bem sucedida durante uma década.”

Fernando Palacios

O Storytelling sempre funciona, pois ao invés de entregar a informação logo no início, ele te fornece um pedaço da mensagem, e guardo o resto. Ele usa da incerteza do restante da história para cativar a atenção do leitor, telespectador e ouvinte para nessa incerteza trabalhar o enredo escolhido. Existem um milhão de possibilidades e desdobramentos possíveis, além de dezenas de temas a serem explorados, muitas coisas a serem aprofundadas.

Deixando um pouco de lado o Storytelling e mudando o foco para a Memória Empresarial, Bruna Lima nos deu uma perspectiva diferente de todas as histórias e contos escutados previamente. Como Relações Públicas da Votorantim Cimentos, ela detalhou e explicou todas as formas de comunicação interna corporativa que podemos aplicar o Storytelling para atrair a leitura do funcionário.

Por fim, foram abertas dúvidas e questões aos palestrantes com um grande envolvimento e aproveitamento do público. O evento foi o escolhido para Fernando lançar o seu novo livro “O Guia Completo do Storytelling” com direito a sessão de autógrafos no final.

14527430_10209305925218044_1196253979_n
(Créditos: Isabela Ariolli)

Editado por Pedro Alves

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s