Livro de receitas resgata memórias de servidores e alunos da Unicamp

Por Letícia Baptista

Em comemoração aos 50 anos, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp lança “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”, um livro que traz receitas culinárias de pessoas que contribuíram para a história da instituição.

O objetivo do projeto, organizado pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho,  é homenagear não só a Universidade em si, mas também seu patrimônio mais importante: a comunidade universitária.

“Tanto funcionários quanto docente e alunos foram bem-vindos. Exigimos apenas que as pessoas pegassem receitas íntimas, que representassem sua família, mesmo que singelas e pouco elaboradas”, diz o jornalista.

capa-livro-50-sabores(Foto: Letícia Baptista)

A sugestão surgiu em meados de 2012 e uma das motivações para concretizá-la como reconhecimento ao meio século da Unicamp foi a de incentivar os contribuintes a associarem a memória degustativa e gastronômica com as memórias pessoais e profissionais como forma de homenagem à eles.

A produção se deu em chamada aberta para toda universidade, permitindo que todos os interessados pudessem enviar seus trabalhos. No entanto, dentre aproximadamente 300 receitas, a Comissão Organizadora elegeu apenas 50 para representar a homenagem, dividindo-as entre doces e salgados.

Atraído pela proposta da obra, o servidor da Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp Everaldo Pinheiro enviou uma receita tradicional da sua família, de origem portuguesa: Escondidinho de Bacalhau.

“É uma junção da história da minha família com a minha história pessoal e profissional. Esse prato não pode faltar nas nossas comemorações”, conta o servidor.

livro-everaldo(Créditos: Letícia Baptista)

O livro foi lançado no último domingo (25) no evento de pré-abertura do VI Simpósio de Profissionais da Unicamp (SIMTEC), com direito a sessão de autógrafos de Manuel Alves Filho e food trucks de 11 chefes renomados de Campinas apresentando pratos que remetiam à sua memória afetiva.

Editado por Pedro Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s