Por Letícia Baptista
Em comemoração aos 50 anos, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp lança “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”, um livro que traz receitas culinárias de pessoas que contribuíram para a história da instituição.
O objetivo do projeto, organizado pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, é homenagear não só a Universidade em si, mas também seu patrimônio mais importante: a comunidade universitária.
“Tanto funcionários quanto docente e alunos foram bem-vindos. Exigimos apenas que as pessoas pegassem receitas íntimas, que representassem sua família, mesmo que singelas e pouco elaboradas”, diz o jornalista.
(Foto: Letícia Baptista)
A sugestão surgiu em meados de 2012 e uma das motivações para concretizá-la como reconhecimento ao meio século da Unicamp foi a de incentivar os contribuintes a associarem a memória degustativa e gastronômica com as memórias pessoais e profissionais como forma de homenagem à eles.
A produção se deu em chamada aberta para toda universidade, permitindo que todos os interessados pudessem enviar seus trabalhos. No entanto, dentre aproximadamente 300 receitas, a Comissão Organizadora elegeu apenas 50 para representar a homenagem, dividindo-as entre doces e salgados.
Atraído pela proposta da obra, o servidor da Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp Everaldo Pinheiro enviou uma receita tradicional da sua família, de origem portuguesa: Escondidinho de Bacalhau.
“É uma junção da história da minha família com a minha história pessoal e profissional. Esse prato não pode faltar nas nossas comemorações”, conta o servidor.
(Créditos: Letícia Baptista)
O livro foi lançado no último domingo (25) no evento de pré-abertura do VI Simpósio de Profissionais da Unicamp (SIMTEC), com direito a sessão de autógrafos de Manuel Alves Filho e food trucks de 11 chefes renomados de Campinas apresentando pratos que remetiam à sua memória afetiva.
Editado por Pedro Alves