Entenda como a ansiedade está afetando cada vez mais jovens

Por Thais Bueno

Ellen Aquino é recém formada em TI, e descobriu que estava com o transtorno de ansiedade logo após notar mudanças no funcionamento de seu corpo. “Fui diagnosticada com ansiedade e precisei procurar um psiquiatra para tratar. Assim, descobri que tinha Transtorno de Ansiedade Generalizada”.

A ansiedade pode atrapalhar muito na concentração,  algo que interfere, consequentemente, nos estudos. Ellen conta que por conta do transtorno precisou criar hábitos para se controlar na hora de estudar.

“A ansiedade prejudica principalmente a atenção, e concentração. Muitas vezes tenho que ler e reler textos ou matérias estudados mais de uma vez. E torna-se necessário criar hábitos para conseguir ter um rendimento satisfatório antes dos estudos. Por exemplo, preciso desligar celular, e bloquear redes sociais. Também, optar por lugares em total silêncio, e onde não tenham pessoas”, conta ela.

Embora algumas pessoas não tenham conhecimento sobre este tipo de transtorno, ele é mais comum do que se imagina e afeta jovens no mundo todo de maneiras diferentes.De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Brasil aparece frequentemente entre os primeiros das listas.

Uma das opções mais eficazes após o diagnostico é o tratamento com medicamento, que ajuda a diminuir a ansiedade, como é o caso de Ellen:

“Os medicamentos ajudam muito. Principalmente na fase que você precisa lidar com a ansiedade, mas ainda não conhece como seu corpo reage a ela. Aos poucos com terapia, você mesmo vai ajudando a diminuir a dose do remédio e aprendendo a combater a ansiedade”.

pro
A psicologa Ana Helena explica que o primeiro passo para um tratamento é procurar um profissional da saúde mental. (Créditos: Isabela Ariolli)

A psicologa Ana Helena explica que o primeiro passo para um tratamento é procurar um profissional da saúde mental.

Segundo a psicologa Ana Helena, uma solução para aqueles que estão se sentindo incomodados ou prejudicados por sintomas da ansiedade é buscar a ajuda de um profissional: “Primeiro de tudo é procurar um profissional qualificado para fazer o diagnostico correto e preciso, alguém da área de saúde mental, um psiquiatra ou um psicologo”, diz ela. A doutora ainda relata que em alguns casos nos quais o corpo sofre reações químicas, o uso de medicamentos pode ser necessário para diminuir os sintomas.

Entre os principais sintomas, a ansiedade possui como aspectos:

  • Preocupações excessivas com o futuro
  • Insonia
  • Sensação de que as coisas podem sempre dar errado
  • Falta de controle de ações e pensamentos
  • Indigestão
  • Pânico
  • Pavor de situações comuns
  • Pensamentos em desordem
1-respire-fundo
(Créditos: Thais Bueno)

Vale ressaltar que estas são apenas algumas dicas, e cada caso de transtorno d ansiedade pode se manifestar de maneiras distintas de pessoa para pessoa. A melhor opção, é procurar por um profissional adequado.

Entenda um pouco melhor sobre o que é a ansiedade e como ela se manifesta no depoimento da doutora Ana no vídeo abaixo:

(Créditos: Isabela Ariolli)

Editado por Pedro Alves

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s