Homens que se cuidam: quebra do tabu faz homens realizarem mais procedimentos estéticos

Por Fábio Fonseca

Um costume que antes era tratado como um tabu, hoje tornou-se uma tendência. Independente de quais sejam os motivos, os homens já tem adquirido práticas estéticas cada vez com mais frequência. De acordo com o último estudo realizado no ano passado, os homens já são responsáveis por 35% do mercado de beleza.

Mesmo com a última crise, os números de gastos de homens com tratamentos estéticos aumentou, enquanto o das mulheres diminuiu.

Além de cabelo e barba, que já eram cuidados comuns entre os homens, as vaidades se expandem para o cuidado com a pele, pelos, manicure, podologia e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Em alguns salões, os homens já representam 40% dos faturamentos e por isso, têm um lugar reservado, longe das mulheres, para ficarem mais à vontade.

Os motivos para o aumento da procura dos homens por um visual mais apresentável são muitos, mas de acordo com a dermatologista Ana Paula Giovanetti:

“Para competir em algumas vagas, o homem tem que estar com uma aparência saudável e bem apresentada”.

O aluno de Relações Públicas, Youri Comte, costumava frequentar uma podóloga para fazer as unhas, “Unha eu fazia na podóloga quando tinha unha encravada (…) era por necessidade, sentia muita dor, então era importante”, além da unha, Youri também faz a sobrancelha e afirma que além da parte estética e social, cuidar da aparência é muito importante para o âmbito profissional, “Eu tiro sobrancelha (…) é sim por estética. Acho muito importante, tanto no social quanto no trabalho, perder algo porque você não se cuida é ser relaxado demais”.

A verdade é que o mundo moderno tem, e muito, dado espaço para a vaidade dos homens crescerem cada vez mais. Hoje em dia o homem metrossexual ou, novo-homem, tem sido algo cada vez mais aceito entre os homens e ficado cada vez mais fora das “piadinhas” de mal gosto.

O aluno João Vitor Elias Pedro, 19 anos, do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas também cuida da aparência e diz:

“Me sinto bem, pois é um momento onde relaxo e cuido da minha aparência. Em uma perspectiva, me arrumar”.

João não se acanha e compartilha: “Já fiz luzes, alisamento, sobrancelha, depilação, unha nunca, as luzes eu faço quando quero mudar, me ver de uma forma diferente. A sobrancelha sempre que posso devido ao preço e também dói bastante.”

Quando perguntamos se seus amigos faziam piadas sobre sua vaidade, João disse: “Meus amigos brincam, zoam, mas sem maldade nenhuma, só pra provocar. Nem meu pai entende direito, mas não critica, não fala nada”.
Por fim, João também disse que o motivo para começar a se cuidar dessa maneira foi espontânea, “para me sentir melhor e mais cuidado, apresentável”.

14393184_1199987696726858_449880577_o
(Créditos: João Vitor)

Para a barbeira e artista plástica, Adriana Pimentel, dona da barbearia Ás de Ouro, os responsáveis por esse aumento no cuidado com a aparência no universo masculino, são as figuras públicas, como Cristiano Ronaldo, David Beckham e outros famosos que não fazem questão de esconder o quanto gostam de cuidar da aparência.
A barbeira também afirma que até o final dos anos 60, “Se cuidar era coisa de homem, não existia salão para mulheres. Apenas os homens frequentavam os salões/ barbeiros, para cuidar da aparência. O homem sempre foi vaidoso, mas isso se perdeu no começo do movimento Hippie”. Para Adriana, o começo do movimento hippie, foi um dos responsáveis por tornar os homens mais descuidados: “Os hippies não cortavam o cabelo, não faziam a barba, era uma vibe mais natural. Na mesma época, as mulheres começaram a se arrumar mais nos salões que antes eram usados pelos homens e isso que gerou o preconceito, principalmente entre homens heterossexuais”.

Por conta disso, eu mesmo resolvi testar alguns desses procedimentos estéticos que, cada vez mais, tem se tornado tão necessários e importantes na vida dos homens modernos para mostrar que tudo não passa de um tabu e de um velho preconceito que, nos dias atuais, já está se extinguindo. Confira no vídeo abaixo:

(Créditos: Fábio Fonseca)

Editado por Pedro Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s