Com a alta do desemprego, trabalhar com Uber é aposta do momento

Por Thais Bueno

Buscando uma alternativa parar driblar a crise de empregabilidade na cidade de Campinas, algumas pessoas estão aderindo ao Uber e se tornando motoristas da companhia. Apesar de não legalizado ainda na região, o serviço de transporte está chamando a atenção de quem está desempregado e em busca de novas oportunidades.

Este é o caso de Robinson Oliveira, de 38 anos, que trabalhava como Inspetor de Qualidade, mas após ficar desempregado conheceu o Uber através de amigos e decidiu tentar trabalhar no ramo. “Fiquei sabendo do Uber através de um amigo que trabalhava comigo em obras e ficou desempregado”, diz o motorista.

14139296_1057646810998523_125602322_o
Robinson já trabalha com o Uber em Campinas há cerca de 4 meses. (Foto: Thais Bueno)

Apesar de não morar na cidade, Robinson veio para cá trabalhar como Uber, “Sou de Américo Brasiliense, vim para cá e fico na casa de parentes em Americana. Todos os dias eu venho pra Campinas para trabalhar como Uber, porque aqui é a única cidade do interior que o Uber está trabalhando.”, contou ele.

Segundo a página do Facebook Uber Campinas, o número de funcionários da companhia na cidade beira 400 motoristas, mas este número é bastante rotativo em função de que muitas pessoas começam e desistem do trabalho diariamente.

Número de desempregados

14151680_1058279094268628_899075639_o
Crédito: Thais Bueno

Este cenário reflete a situação de muitos campineiros que estão desempregados. Segundo informações divulgadas pela ACIC, em junho deste ano (2016), o índice de desempregados chegou a 10,23%, com 68.015 pessoas sem emprego.

Vantagens para trabalhar como motorista profissional

Para quem busca uma nova experiência profissional, vale a pena entender como funciona o trabalho antes de se cadastrar no Uber. Atualmente em Campinas a tarifa do Uber está reduzida, a taxa é de R$1,10 por quilometro rodado.

Mauricio Silva, de 26 anos, já trabalhou como motorista de táxi na cidade de São Paulo, mas ao ficar sabendo que o Uber chegou á Campinas, decidiu se cadastrar depois de saber dos benefícios. “O bom da Uber é que você não paga tanto imposto. Em São Paulo, que já foi legalizado, você paga uma taxa de 0,10 a mais por quilômetros para a prefeitura. Para o motorista praticamente não tem nenhuma taxa além dos 25% do Uber, então acaba compensando”, diz ele.

Segundo Mauricio, o Uber tem parcerias com locadoras de carro e oferece aos motoristas cadastrados a oportunidade de alugá-los com até 60% de desconto. “Esse carro não é meu, é alugado. Compensa porque o Uber tem parceria com as locadoras Localiza, Movida e Unida, dá um desconto de até 60%”, explica.

14151875_1058279100935294_362980337_o
Crédito: Thais Bueno

Três dos amigos de Mauricio, também optaram por trabalhar como Uber por estarem desempregados, e foi através da experiência deles que ele decidiu entrar neste ramo. “Na Uber está compensando mais, por mais que as tarifas sejam mais baixas o motorista consegue ganhar um pouco mais. Não tem um valor fixo porque depende muito do seu esforço e do dia. Mas em comparação com o táxi a Uber é bem melhor”, finaliza.

14139474_1057646787665192_563352898_o
Mauricio não fez nenhum investimento para começar a trabalhar e utiliza um carro alugado com 60% de desconto em função da parceria do Uber com locadoras. (Foto: Thais Bueno)

 

Outra alternativa

Com o crescimento do número de usuários do Uber, alguns taxistas de Campinas se reuniram e criaram um aplicativo para competir com o serviço, o Bee Táxi. O novo aplicativo tem previsão de lançamento para o final deste mês de agosto e tem a promessa de diminuir os custos, dando descontos para quem aderir variando de 15% a 50%.

O App foi desenvolvido pela Associação dos Permissionários Auxiliares de Táxi (Apetax), contando com cerca de 300 taxistas que já estão participando. Para os interessados, será possível fazer o download gratuitamente através das plataformas Android e iOS.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s