Pedreira é a única cidade da região com apenas um candidato a prefeito

Por Mariana Camba

Faz mais de 10 dias que expirou o prazo para que as candidaturas a prefeito fossem registradas, e Pedreira foi a única cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ter apenas um candidato. O atual prefeito da cidade não irá se reeleger e o único candidato na “disputa” foi o mais votado nas eleições de 2008.

De acordo com a juíza eleitoral de Pedreira, Dra. Ana Paula, a legislação brasileira não tem nenhum dispositivo específico que fala sobre uma única candidatura, e nem que condicione a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar. O que se subentende é que, é necessária a maioria de votos válidos, isto é, excluídos os votos brancos e nulos.

rgej4
Fonte: Tributal Superior Eleitoral / Gráfico por Mariana Camba

Com relação à essa eleição inusitada, a juíza comenta: “Não é comum a situação de candidatura única à Prefeito, mas às vezes acontece e não tenho conhecimento de tal situação já ter ocorrido anteriormente em Pedreira”. Este ano, Pedreira não é a única cidade do estado de São Paulo com apenas uma candidatura a prefeito registrada, pelo menos outras três cidades do estado paulistano estão na mesma situação.

Para o cientista político, Renato Dellova, essa eleição é algo a ser pensado. Assim como a juíza eleitoral, o cientista afirma que não há nenhuma lei que proíba um único candidato a prefeito, mas diz que isso é algo que pode complicar a situação dos eleitores como um todo. A pessoa que vai votar acaba sem opções de voto para comparar qual seria melhor, e acaba não desenvolvendo um senso crítico. Isso pode afetar o eleitor de modo que ele, mesmo sem perceber, não consiga exigir outras mudanças e objetivos que não façam parte do plano do candidato.

Os eleitores de Pedreira terão a opção de votar branco ou nulo, além do único candidato, mas este só não seria eleito caso não tivesse votos, o que não é algo muito provável. A cidade hoje com mais de 45 mil habitantes, conta com mais de 33 mil eleitores. As eleições irão ocorrer no dia 02 de outubro, e pelo menos com a sorte o candidato de Pedreira não precisará contar dessa vez.

Para saber mais sobre os candidatos para as Eleições 2016 acesse: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitorais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s