Alunos da PUC-Campinas compartilham suas experiências na Mostra de Profissões 2016

Por Ricardo Costa

Nos stands da Mostra de Profissões 2016 da PUC-Campinas, que teve início nesta sexta-feira (26) no estacionamento  P2 do Shopping Iguatemi, alunos e professores da instituição puderam compartilhar experiências e auxiliar estudantes do Ensino Médio de diversas escolas, na escolha de uma profissão. Esta é a 5ª edição do evento que já tornou-se tradição para a Universidade e contou com mais de 60 stands de graduação e pós-graduação, além de apresentar os 8 novos cursos oferecidos.

Na edição anterior, a expectativa de visitantes foi mais de 10 mil e esse ano não é diferente. O primeiro dia (26) teve foco em excursões de colégios da região, já amanhã (27), é esperado que mais pais levem seus filhos para ajudar na decisão da carreira profissional.

IMG_8650 IMG_8653

A Mostra reuniu mais de 60 stands de graduação e pós graduação, incluindo Medicina Veterinária, um dos novos cursos

(Foto: Ricardo Costa)

Nos standes não ministram apenas professores, mas também, alguns alunos que se voluntariaram para participar da Mostra. A Diretora Adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas (CLC), Claudia Maria de Cillo, que compõe sete cursos da área, diz que ter esses alunos é indispensável. “Desde a primeira Mostra nós pegamos esses alunos para falar, porque os estudantes que vêm visitar estão cansados de apenas professores falando”.

A aluna da Faculdade de Ciências Biológicas, Júlia Ramalho, teve sua primeira vez como voluntária e está gostando dessa experiência: “Eu estou no segundo ano do curso. É muito gratificante poder passar a experiência que eu já tive para esses alunos do Ensino Médio”.

Com ela, no mesmo stand, o diretor do curso de Ciências Biológicas, Edmilson Gonçalves, também reconhece a importância: “É bem legal os alunos se voluntariarem e participarem da Mostra, pois são os jovens falando para os jovens”.

No stand que representa a Faculdade de Relações Públicas está Gustavo Silva, que após a aula no período matutino ficou durante toda a tarde tirando dúvidas sobre o curso: “É muito legal poder passar a minha paixão pela área de Relações Públicas para esses alunos que vêm aqui”.

Lara Tavares está no 3º ano do Ensino Médio e pretende fazer Engenharia Civil ou Arquitetura, mas isso a não impediu de fazer perguntas até mesmo no stand de Ciências Biológicas: “A gente está pesquisando em todos, mas o meu interesse já está certo”.

IMG_8664

Lara (no centro) tirando dúvidas sobre o curso de Ciências Biológicas

Junto de Lara, a amiga Laís de Souza, decidida pela área do Direito, perguntou tudo o que podia para as voluntárias: “Como é faculdade? O que esperar da faculdade?”. Além disso, saiu com uma outra impressão sobre o curso: “Eu não tinha certeza que eu queria fazer Direito, porque eu não sou muito boa me falar em público, mas ela só falou para eu ter força de vontade para aprender, você está fazendo faculdade para aprender, me deixou mais leve”.

IMG_8666

Laís (à direita) no stand do curso de Direito

A Mostra de Profissões acontece até sábado (27) no estacionamento P2 do Shopping Iguatemi, O evento começa as 14h e termina ás 22h e a entrada é gratuita.

Editado por Aline Domingos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s