Empresas adotam estratégias digitais visando lucro a longo prazo

Por Fábio Fonseca 

Na terça-feira, 9, o banco Itaú publicou um vídeo sobre macroeconomia nas redes sociais. Nele, a empresa apresentou um macroeconomista do próprio banco, Felipe Salles, e pela chefe de cozinha e empresária Paola Carosella, alguns “ingredientes” de como é formada a inflação, explicando siglas, mecanismos e os impactos na economia do nosso país.
O filme foi gravado em uma quitanda em São Paulo e está circulando pelas redes sociais da companhia.

A ação do banco Itaú tem o intuito de apresentar alguns conceitos sobre economia, de uma maneira lúdica e descontraída, já que se trata de um assunto um pouco complexo pra quem não é especialista, tornando o tema mais próximo do cotidiano dos consumidores.
Segundo o professor do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-CAMPINAS, Victor Corte Real, “Esse tem sido um caminho adotado por algumas empresas, no sentido de fazer uma espécie de propaganda indireta, baseada na divulgação da marca por meio da entrega de informações úteis ao público.”
O professor também disse que “esse tipo de estratégia não é direcionado para um retorno financeiro tão imediato como uma ação promocional tradicional. Porém, a marca ganha muita fixação e fidelização a médio e longo prazo com estratégias deste tipo. ”

14114119_1176090125783282_1589942179_o
Victor Corte Real-Professor do curso de Publicidade e Propaganda (Foto por Fábio Fonseca)

 

Segundo Victor, esse tipo de estratégia digital já era utilizada há algum tempo por outras grandes marcas, mas que o uso delas na internet foi capaz de otimizar seu alcance, por ter grande flexibilidade em termos de tempo comercial.

Esse tipo de estratégia se difere à estratégia convencional, que geralmente são representadas por meio da demonstração dos produtos e serviços em comerciais que indicam uma situação de uso, pois o seu foco é se aproximar do seu cliente ou usuário através dessas propagandas mais interativas, para que a relação seja mais “próxima” e informal.

Muitas outras empresas já utilizaram essa estratégia através de suas redes sociais, para criar o vínculo entre companhia/cliente.
O site brasileiro, Reclame Aqui, que age como um fórum de reclamações sobre outras empresas, também fez um vídeo descontraído para mostrar essa ponte que liga a companhia à seus usuários.
Outra que ficou famosa, foi o vídeo realizado pela cervejaria Carlsberg, que já é conhecida por seu humor em algumas propagandas, onde um cara liga para seu melhor amigo durante a madrugada para dizer que está com problemas com a máfia.
A cervejaria queria testar quais amigos realmente são os “BFF’s” e sairiam no meio da noite para sanar uma dívida fictícia em lugares sombrios.

Apesar de não serem estratégias adotadas pelas companhias com o intuito de apresentarem um retorno financeiro rápido e imediato, elas têm funcionado e estão cada vez mais comuns em nossos feeds de notícias das redes sociais.

Editado por Aline Domingos

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s