Saída do Reino Unido da União Européia é tema de discussão no curso de Jornalismo

Por Karina Rocha

Na noite desta terça-feira, os alunos da faculdade de Jornalismo, Ciências Sociais e Geografia da PUC-Campinas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as questões políticas, econômicas e sociais que envolvem a saída do Reino Unido da União Européia. Os professores Duarcides Ferreira Mariosa, do curso de Ciências Sociais e Adauto Roberto Ribeiro, de Ciências Econômicas, conduziram uma palestra educativa abordando o atual tema, cada um segundo sua área de atuação e esclarecendo as dúvidas do público.

14075085_1070624433015537_479053693_o
Foto: Karina Rocha

 

Durante a palestra, os alunos se aprofundaram no assunto, que tem tomado espaço nos principais veículos do mundo. Inicialmente, foi discutido o contexto em que se construiu e se desenvolveu a União Européia, durante os séculos XX e XI. O professor Adauto trouxe todo o processo histórico, frizando o desejo do bloco de aprofundar as relações políticas e somar a ele mais países , afim de aumentar seu poder e sua influência.

O professor afirma que esse processo de desenvolvimento da UE, gerou uma reação contrária por parte do Reino Unido: “Eles foram um império com relações externas muito fortes. Além disso, eles se consideram um poderio industrial que não precisa da União Européia”, explicou.

14113874_1070624366348877_927433752_o
Os professores conduziram a discussão do tema 

O Brexit (abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída)), foi proposto pelo ex primeiro-ministro David Cameron, que segundo site da BBC Brasil : “será para sempre lembrado como o premiê que acabou permitindo a saída do Reino Unido da União Europeia.”

Mas enquanto se discute apenas a visão econômica acerca da saída, a aula também teve espaço para uma reflexão social. O professor Duarcides apresentou um pouco de cenário, tomando como ponto de partida o povo, que segundo ele “é quem sustenta as decisões políticas ou econômicas.” Para ele, os motivos da saída não são apenas de natureza econômica, mas também social: “O império inglês não aceita dividir sua grandeza com outros povos.”

Além disto, eles também abordaram as consequências da saída do Reino Unido. O professor de Ciências Econômicas explica que no momento, tudo continua da mesma forma: “isso ainda será negociado e vai demorar para entrar em vigor”. Agora, o Governo vem tentando reduzir os efeitos negativos da decisão. Antes da votação, a página da BBC de Londres, divulgou um guia com argumentos a favor e contra a saída ou permanência na União Européia. Nele você encontra diversas especulações acerca dos efeitos a longo prazo da decisão.

Para os professores, trazer o assunto para dentro da Universidade é importante para os alunos ampliarem a compreensão do tema no mundo em que vivemos. Como conselho final, eles deixam uma frase motivacional usada pelo Governo Britânico em 1939: Keep Calm and Carry On! (Tenha calma e siga em frente).

Editado por Aline Domingos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s