Família: a sua, a minha, a nossa

Baseado em sugestões populares, o verbete ‘família’ ganha novo significado no dicionário Houaiss. Uma definição inclusiva, contemporânea e livre de preconceito.

Por Gabriel Furlan e Natália Villagelin

Família s.f. 1.1 grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp. o pai, a mãe e os filhos) 1.2 grupo de pessoas que têm uma ancestralidade comum ou que provêm de um mesmo tronco 1.3 pessoas ligadas entre si pelo casamento e pela filiação ou pela adoção. Estes são alguns dos significados atribuídos ao verbete “família” pelo dicionário Houaiss, que, após grande mobilização feita pela campanha #todasasfamilias, criou uma nova acepção. Hoje, o dicionário online já traz o novo significado, que diz que família é um “núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária”.

A campanha realizada pela agência de publicidade NBS em parceria com o Instituto Houaiss tinha como proposta a atualização do significado de família. Doutora em linguística e especialista em lexicologia (ciência que estuda o vocábulo quanto ao seu significado), Patrícia Carvalhinhos diz que a ressignificação das palavras é fundamental. “A lexicologia não trata somente da elaboração do dicionário, mas sim de agregar novos conceitos e de que forma eles se expressam na sociedade”, afirma.

O verbete “família” foi inserido no dicionário Houaiss em 1978 e, segundo Mauro Villar, diretor do Instituto, de lá para cá sofreu várias alterações. “Em todas as línguas, diariamente, entram palavras novas e novas acepções a palavras existentes. O dicionário está sempre à escuta e se altera também quando necessário”, explica. Patrícia reitera a informação e diz que “a mudança na linguagem é inerente ao ser humano. Ela acontece de forma natural e é fundamental que o dicionário acompanhe as ressignificações e atualize o seu acervo”.

Os criadores da campanha #todasasfamilias acreditam que as antigas definições de família eram reducionistas e excludentes. Veiculado através de redes sociais, o vídeo mostra diferentes núcleos familiares dando a própria definição do que seria família – dentre eles, avô que cria os netos, casais homoafetivos, pais e mães solteiras, irmã que adotou a irmã mais nova após a morte dos pais. A autoidentificação com definições antigas do verbete não contemplava muitas famílias e, por isso, a alteração é fundamental de acordo com participantes da campanha. Segundo Villar, “os dicionários são o espelho da cultura que fala determinada língua. Se um conceito novo aparece, eles o refletem em palavras. Neles a população pode ver-se e compreender-se, portanto”.

Família êh! Família ah!
Família!

tipos de familia certo
Credito – Natalia Villagelin

As famílias
Criada pela mãe e pelos avós, a estudante Julia Fabiano acredita que família não se resume em pai e mãe. “Sou filha de mãe solteira. Minha avó cuidava de mim enquanto minha mãe trabalhava. Não estamos dentro dos padrões da família tradicional brasileira, mas, nem por isso, deixamos de ser uma família. Somos tanto quanto qualquer outra”, explica. Depois que os avós faleceram, Julia conta que morou sozinha com a mãe por muito tempo até que, recentemente, seu padrasto juntou-se a elas.

Já a estudante Giovanna Valente vive o oposto. Em sua casa, moram mais duas irmãs e o pai. Ela conta que isso deixa as pessoas curiosas: ”Sempre tem algumas reações como ‘ai

Família Giovanna_2.jpg
A curiosidade alheia sempre esteve presente no que diz respeito ao modelo de família de Giovanna – o preconceito não (Foto: acervo pessoal)

que legal, como é morar só com o pai?’”, conta. Assim como Julia, criada pela mãe solteira, Giovanna mora com seu pai e as duas acreditam que um núcleo familiar não necessita de um pai e uma mãe. “Família é mais que isso, é apoio, é toda a sua base”, diz Julia. Para Giovanna, “família são as pessoas que sempre te dão suporte, que fizeram você crescer, que te amam incondicionalmente e que você também sente esse amor por elas”.

FAMILIA DADOS
Credito – Natália Villagelin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s