Dia dos namorados no Brasil recebe ajuda de Santo Antônio

Por Beatriz Biaggioni

No Brasil, a história do dia dos namorados começou em 1949. Na época, o publicitário  João Dória trouxe do exterior a ideia de celebrar uma data em homenagem aos jovens casais, onde ele criou o slogan “Não só de beijos vive o amor”. A nova data, véspera do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio, que durante as pregações religiosas sempre destacava a importância do amor e do casamento, foi escolhida para que a festividade pudesse animar o fraco comércio no sexto mês do ano.

Outro fato também ocorreu no mesmo ano:

new-piktochart (1)
Crédito: Beatriz Biaggioni

No entanto seja qualquer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivenciados por um casal. Prova disso, é o casal Hortencio de Andrade Gomes, 92 anos e Maria Izabel da Cunha Machado Gomes, 86 anos que se conheceram em meados de 1945 por intermédio da irmã dele,  no prazo de um ano namoraram , noivaram e se casaram. Prestes a completarem 70 anos de casados, bodas de vinho no dia 28 de setembro, o casal está ansioso para comemorar o amor deles com os cinco filhos, dez netos e seis bisnetos.

Senhor Hortencio sempre fez questão de presentear a amada mesmo quando o dia dos namorados no Brasil era comemorado no dia 14 de fevereiro. “Todo ano dava presente no dia dos namorados, no aniversário de casamento, acho importante a gente celebrar o amor”, afirma ele.

FullSizeRender (8)
Próxima ao amado ela diz: – “Fica tranquilo, estou aqui”. (Crédito: arquivo pessoal)

Dona Maria Izabel acredita que não há segredo para tantos anos de união, mas que tenta cumprir à promessa feita no dia do casamento, “prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe”, se declara.

Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados. Atualmente o dia dos namorados é uma das datas mais lucrativas do comércio brasileiro e os corações apaixonados movimentam milhões de reais em nome do amor. Confira tendências nas compras para o dia dos namorados .

 

 

Encontre tempo para se dedicar a pessoa que você ama, faça pequenas coisas para estarem sempre próximos. E para embalar o clima do dia dos namorados, ouça a música “She Is My Hero”, da banda Pagan John. Confira!

Editado por: Amanda Oliveira e Victor Hugo Buzatto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s