Por fator natural, nosso corpo queima mais calorias no inverno, diz especialista

Por Mateus Souza

O maior gasto calórico do corpo humano durante o período de inverno é muito comentado, especialmente entre as pessoas que buscam manter a boa forma física. O Digitais entrevistou o clínico geral, doutor João Lourenço Silva Jr. para esclarecer mais a respeito da questão, que, segundo o médico, é natural por conta da necessidade do corpo em se manter aquecido perante às baixas temperaturas ambientes, características da estação.

Dr. João Lourenço
O clínico geral, Dr. João Lourenço Silva Jr. (Crédito: Mateus Souza)

Doutor João Lourenço explica que, durante o inverno, perdemos facilmente o calor do corpo e o organismo necessita de uma faixa de temperatura ideal para seu perfeito funcionamento – de 36ºC a 36,7ºC. “Para manter a temperatura diante de uma perda maior por conta do frio, o corpo aumenta o tônus (resistência) muscular, o que eleva a temperatura, bem como “desliga” os mecanismos para assim funcionar a perda calórica”, diz.

Apesar do gasto maior ser comprovado, não é possível estabelecer a quantidade exata de calorias a mais necessárias para o corpo manter o bom funcionamento, porque este é um fator muito variável de organismo para organismo.

Exercícios físicos

wikipedia.org
A corrida é um dos exercícios físicos bem populares (Crédito: Wikipédia.org)

Doutor Lourenço diz que a situação é a mesma quando praticamos qualquer tipo de atividade física. O gasto calórico durante a prática dos mais diversos tipos de exercícios se equivale em qualquer estação do ano, porém, no inverno, o gasto fica maior por conta da necessidade de manter a temperatura corporal. “Durante a prática do exercício físico, há elevação de temperatura pelo uso dos músculos e, no frio, os mecanismos que nos resfriam são diminuídos a fim de aumentar a temperatura e a mesma ficar em nível adequado”, diz.

Pessoas consideradas gordas sentem menos frio

Segundo doutor Lourenço, de fato, as pessoas com maior manípulo (tecido) gorduroso estão fisicamente mais protegidas da perda de calor perante as baixas temperaturas e, em decorrência disto, normalmente têm menos necessidade de mecanismos de elevação de temperatura em relação às pessoas consideradas magras.

O frio emagrece?

wikipedia.org - gordura
Pessoa considerada obesa (Crédito: Wikipédia.org)

Apesar do consumo calórico ser maior durante o inverno, pelas razões já apresentadas, isto não é suficiente para perder peso – mesmo em locais muito frios. Para emagrecer, é necessário exercício físico, que apresenta gasto muito maior.

Cuidado com o ganho de peso

Doutor Lourenço alerta que é preciso controle no consumo de alimento, já que “mecanismos autônomos nos levam a consumir mais calorias no inverno, como um meio de garantir a necessidade de calorias, especialmente em locais com inverno rigoroso. Devido a isso, ao contrário de perdermos peso, costuma-se ganhar alguns “quilinhos”.

Portanto, fique de olho e controle sua alimentação durante o inverno para manter o equilíbrio!

Editado por Éder de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s