Jornada de Jornalismo encerra primeiro dia com debate sobre cobertura das epidemias nacionais

Por Bianca Massafera

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas encerrou o primeiro dia da Jornada de Jornalismo, nessa terça-feira, com um debate sobre a cobertura das epidemias nacionais. A palestra, que contou com a participação da jornalista Camila Neumam, do UOL, e da especialista em saúde pública Andrea Bruno Von Zuben, foi mediada pelo professor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) Amarildo Carnicel e realizada no Auditório D. Gilberto.

Com cerca de 50 pessoas presentes, entre alunos e professores, principalmente da Faculdade de Jornalismo, os participantes debateram com os convidados sobre imprensa e saúde, um dos temas tratados nesta jornada que aborda questões contemporâneas da sociedade.

Bianca Massafera
Primeira noite da Jornada de Jornalismo reúne poucos participantes no Auditório D. Gilberto (Crédito: Bianca Massafera)

Durante o evento, Andrea relatou algumas experiências e afirmou acreditar que seu trabalho é pautado, principalmente, pela imprensa. Segundo ela, atualmente, falar sobre Zika Vírus, Chikungunya e Dengue é um grande desafio, pois precisa atualizar a mídia diariamente. A especialista ainda comentou sobre o importante papel da imprensa na divulgação de campanhas realizadas pela Prefeitura, por exemplo, como as em que a mídia é responsável pelo aumento de adesão.

Andrea finalizou defendendo que, como em qualquer outra profissão, há jornalistas bons e ruins e a distinção é notada pela preparação, pois os bons leem, fazem perguntas bem elaboradas e, consequentemente, interpretam a resposta de forma correta, ao contrário dos demais. “É importante estudar minimamente o tema e checar se realmente aconteceu para não distorcer a fala, causando uma situação chata e aparentando que o especialista passou uma informação errada. Não é legal ter palavras atribuídas distorcidamente ou até sem serem ditas”, explica.

Bianca Massafera
A jornalista Camila Neumam apresentou questões essenciais para a cobertura jornalística (Crédtio: Bianca Massafera)

A jornalista Camila Neuman apresentou questões essenciais para a atuação em coberturas relacionadas à saúde, como curiosidades, fontes, apuração e conhecimentos necessários e contou sobre o entusiasmo ao escrever sobre epidemias. “Eu encaro as epidemias como as melhores matérias de saúde, mas também como as mais trabalhosas por haver a necessidade de falar com muita gente”, comentou.

Lançamento do livro: A imprensa em Campinas – retratos da história

A primeira noite da Jornada de Jornalismo também contou com o lançamento do livro “A imprensa em Campinas- retratos da história”. Organizado por Carlos Gilberto Roldão, Fabiano Ormaneze e Ivate Cardoso do Carmo Roldão. A obra, dividida em 12 capítulos, foi escrita por professores e ex-alunos da PUC-Campinas com o intuito de apresentar a história dos jornais e da imprensa de Campinas.

Bianca Massafera
O professor Fabiano Ormaneze fala sobre o lançamento do livro “A imprensa em Campinas – retratos da história” (Crédito: Bianca Massafera)

Jornada de Jornalismo 2016

Iniciada na manhã da última terça-feira, a Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas oferece aos alunos, ex-alunos e comunidade interessada, nos períodos manhã, tarde e noite, palestras com grandes nomes do Jornalismo, workshops, lançamentos de livros e oficinas. Com o intuito de inovar e trazer especialistas das áreas para debater com os jornalistas segmentados, as palestras são curtas e focam em como os repórteres cobrem questões que estão em pauta atualmente, como ciência, saúde, corrupção e esporte.

Clique aqui e confira a programação completa.

Editado por Amanda Oliveira

Deixe um comentário