Jornada de jornalismo: Um banquete com Hebe Rios

Por: Bárbara Cintra

Começou nesta terça – feira (31/05) mais uma edição da anual Jornada de Jornalismo da PUC Campinas. Em 2016 a jornada trás oficinas no período da tarde. Neste primeiro dia,  a oficina denominada “Um banquete” aconteceu com Hebe Rios, editora do Jornal da EPTV 1ª edição, a abordagem foi  a respeito de séries de reportagens.

Hebe fez analogia com a preparação de um banquete, onde o objetivo de uma série é provocar  o desejo de saber mais a respeito daquele assunto,”matar a fome”, causar emoções, entre outras.

A palestrante contou um pouco de sua trajetória para os alunos, as séries de reportagens que editou e como foram os processos de edição de cada uma, com exibição de pequenos trechos. No decorrer, os alunos realizavam perguntas, mediados pela docente Ivete Cardoso Roldão.

20160531_173202
Alunos estavam atentos a todas as dicas da palestrante (Foto: Bárbara Cintra)

Hebe falou também sobre as diferenças entre série de reportagem e documentário, uma dúvida muito frequente entre os alunos de jornalismo.

20160531_170515
Hebe Rios durante oficina na Jornada de Jornalismo 2016 (Foto: Bárbara Cintra)

A editora do Jornal da EPTV 1º Edição chamou atenção para vários pontos em uma série de reportagens, entre elas a preocupação com o novo, conseguir bons personagens e imagens. Também enfatizou a importância do entrosamento entre editor, produtor e repórter.

A Palestrante

Hebe é Jornalista, radialista, apresentadora de TV e escritora.
Está há 24 anos na EPTV, afiliada da Rede Globo, onde hoje é editora do Jornal da EPTV Primeira Edição, em Campinas. É também repórter do quadro de emprego Sua Chance e escreve crônicas para os telejornais da emissora.

Nesta empresa também exerceu outras funções como: Chefia de redação, apresentação, edição, produção, reportagem nas emissoras de São Carlos, Ribeirão Preto e no sul de Minas, em Varginha, quando entrou na emissora, em maio de 1992.Começou como locutora em rádio em Itajubá/MG e trabalhou em Belo Horizonte/MG em rádio e na TVEducativa, da Fundação Roqueti Pinto.

É formada em Jornalismo e História e em 2007 participou como co-diretora do especial de 24 reportagens “Sertão Paulista”, que conta a história de quase 200 anos das cidades de São Carlos, Araraquara e Rio Claro, veiculado na EPTV e disponibilizado comercialmente em DVD.

Escreveu em 2011 a biografia “Menina de Arte”, que conta a história da artista plástica Daniela Caburro, membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Escreve crônicas para os jornais da EPTV e tem uma série de poemas ainda não editados.

Editado por: Marilisy Mendonça.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s