40% dos Blogs brasileiros são sobre moda e beleza

Por Beatriz Balthazar

A empresa de tecnologia TECHNORATI  contabilizou que até hoje foram criados 200 milhões de blogs no mundo. O Brasil é o 4º país com maior número de blogs, perdendo apenas para USA, Reino Unido, Japão, segundo estudo da Sysomos, uma empresa de análises de tráfego online. Dentro destes estudos foi constado que 50,9% dos blogs brasileiros são femininos e 49,1% são masculinos. Destes 50,9% de blogs femininos, pelo menos 40% são sobre moda e beleza.

A blogueira Elisa Castilho tem 32 anos e é formada em Moda aos PedaçosComunicação de Moda. Com o intuito de ensinar mais sobre o mundo da moda, decidiu criar o blog Moda aos Pedaços. O blog iniciou em Setembro de 2011 e hoje, com mais de 10 mil leitores, ela busca passar informações com base nas tendências de moda, nail arts, hair e a história que a moda constrói dentro da sociedade. Além de ser Colunista Social no portal VIP & LIFE e Click Indaiá, Elisa também é Consultora de Imagem e Estilo e Diretora de Mídias Sociais na G7 Comunicação e Design.

Mesmo assim, o mundo da moda está com seus números em queda desde 2014. Um levantamento feito pela Abit ( Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção) mostrou que em bolsa2015, o varejo de vestuário apresentou queda de 8% (6,45 bi de peças) e em 2014, a queda foi de 1,1% (7 bi de peças).  Para 2016, a perspectiva é de haja uma queda de 4,8% (6,15 bi de peças) no varejo de vestuário. Outro setor que está sofrendo são os empregos no setor têxtil e de confecção. Em 2015 apresentaram uma perda de 100 mil postos de trabalho, número 376% maior que o de 2014, em que o setor perdeu 21 mil postos. 

Eva Maria Ferreira de Araújo possui a sua loja há 24 anos, e ela acredita que a blogueira além de mostrar tendências, auxilia na venda de produtos. “Quem fez faculdade de moda entende do tecido, entende do conceito, entende de tendência, entende de combinar as cores, entende de combinar estilos, entende em saber qual peça sugerir para o cliente, independente se é homem ou mulher, pois o homem também tem a necessidade de se vestir bem, e a blogueira deveria ser capaz de mostrar para todos os tipos de corpos, estilos o que fica bem neles.” 

Edição por Vitor Santos

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