Pesquisa aponta vacina como solução para rinite alérgica

Por Amanda Oliveira

Quem nunca sentiu o nariz coçar ou entupir com uma pequena mudança do tempo? Espirrar várias vezes seguidas então, nem se fala, não é? Esses são sintomas que caracterizam a rinite alérgica, uma doença que atinge entre 20 e 25% da população.

giphy (1).gif
Fonte: giphy.com

A pesquisa

Após 10 anos de pesquisa, o otorrinolaringologista e pesquisador da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Edmir Lourenço, encontrou uma solução para o problema.

EDmir Lourenço_novo diretor
Foto: divulgação

A partir de testes cutâneos para identificar as causas da alergia, 281 pacientes portadores de rinite alérgica se submeteram a um esquema de tratamento de 14 meses, com vacinas específicas para cada um. Ao final do tratamento, os testes foram novamente realizados e indicaram melhora clínica de 79%, minimizando ou desaparecendo os quatro sintomas principais da doença.

E a vacina?

  • A vacina é específica para cada paciente, uma vez que as causas da rinite são várias. Identificada a causa da alergia, a vacina é manipulada.
  • O tratamento do Dr. Edmir tem duração de 14 meses, mas há médicos que realizam os mesmos procedimentos em até quatro anos.
  • A vacina minimizou ou eliminou os sintomas da rinite em 79% dos pacientes que aceitaram participar do estudo.
  • Por provocar aumento no número de anticorpos, o efeito da vacina é permanente.
  • Atualmente, a vacina não está disponível no SUS e tem custo elevado, cerca de R$1500,00 a dose.

A rinite

Ela atinge entre 20 e 25% da população. Pode ser causada por poeira, pólen, pelos de cães e gatos, fungos, bactérias e ácaros e é diagnosticada por quatro principais sintomas:

PERFECT.png
Arte: Amanda Oliveira

Tem cura?

Apesar de apresentar resultados positivos e otimistas, a vacina ainda não pode ser considerada uma cura. O médico explica:

Dr. Edmir explica que para evitar a doença o controle ambiental é fundamental, então é necessário se prevenir contra poeira, utilizar máscaras ao realizar limpezas domésticas e fórmulas acaricidas utilizadas também na limpeza doméstica. Estas últimas, capazes de matar até 90% dos ácaros. Além disso, há os tratamentos com medicamentos. No entanto, eles são sintomáticos, ou seja, apresentam um bom resultado durante o uso, mas seu efeito acaba rapidamente após o tratamento.

Edição por Vitor Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s