Faltando menos de três meses, Olimpíada é ‘escondida’ na mídia

Por: Fernando Diotto

Nem parece que os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecerão daqui menos de dois meses. Com o cenário político em meio ao caos, a mídia em sua maioria, está tocando pouco no assunto dos Jogos. A exceção dos canais fechados focados em esportes, que fazem propagandas diárias sobre o assunto, a grande imprensa (canais abertos, rádios e jornais impressos de grande circulação) parecem não se importar muito em noticiar o acontecimento, ou, simplesmente estão sem espaço para falar sobre as Olimpíadas.

Além do momento de crise do país, que não há nada para se comemorar, a Olimpíada do Rio de Janeiro este ano está sendo vista com uma visão bem crítica pelos jornais estrangeiros. Em uma de suas publicações, o jornal britânico The Guardian não escondeu o pessimismo em relação aos jogos: “Estes são tempos sombrios para o Brasil”, escreveu. Isso porque, muitas obras ainda estão inacabadas, a ponte construída como ponto turístico para os jogos teve uma parte destruída por conta de uma onda, resultado do mau planejamento da obra.

Algumas delegações já se posicionaram contra o desempenho das obras e dos locais de competição e chegaram até a cogitar a possibilidade de desistência de participação dos jogos. A Baía de Guanabara, por exemplo, tinha um projeto de despoluição para a prática dos esportes aquáticos, mas nem sequer teve o início da promessa cumprido. Isso tudo gera insatisfação por parte da mídia internacional.

gua_rio_polu3.jpg
Foto da Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, a poucos meses dos jogos (Foto: Divulgação New York Times)

Já aqui no Brasil, uma notícia ou outra circula na grande mídia, mas nada comparado ao que a população estava esperando. Muita gente nem lembra que o país será sede dos jogos ainda este ano.

O estudante de letras Emídio Coelho diz não acompanhar muito os telejornais e, quando busca informações em portais online, raramente encontra coisas sobre os jogos. “Eu sabia que seria esse ano, mas eu não tenho nem ideia da data exata. Falta informação, falta cobertura. Acredito que seja porque o país atravessa uma turbulência de notícias políticas e as Olimpíadas acabaram ficando meio de lado.”, declarou.

COPA X OLIMPÍADAS

Apesar de as Olimpíadas mobilizarem maior infraestrutura que a Copa do Mundo, por ser um evento com várias modalidades, mais países participantes e um número muito maior de atletas, o evento futebolístico mobilizou uma maior atenção da mídia e da própria população.

Tirando o fato de o Brasil passar por um processo de impeachment da presidente Dilma (que presidia o país durante a Copa do Mundo), a proporção de notícias em veículos impressos e telejornais era muito maior e, por ser preferência nacional do brasileiro, em sua maioria, o futebol chama mais atenção que outros esportes.

A época do evento de 2014, até se lançou um slogan popular que dizia ser “a Copa das Copas”. A própria presidente aparecia em rede nacional dizendo que seria a maior Copa do Mundo de todos os tempos.

Já este ano, a motivação nacional não parece ser a mesma de 2014. Além de todos os problemas econômicos atravessados atualmente, o país ainda entrou novamente num surto de doenças graves como Zika Vírus, que ficou conhecida no início desde ano, e também a volta da gripe H1N1. Isso preocupa muito as nações participantes dos Jogos e foca a atenção da mídia para outros setores.

Outro fator que também entra em análise é o fato de que os Jogos serão disputados em uma única cidade, o Rio de Janeiro, exceto algumas partidas de futebol, que serão também em Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Enquanto a Copa do Mundo foi em um âmbito nacional e mobilizou 12 sedes em 12 estados diferentes, além das sub-sedes escolhidas para treinamento. Campinas, por exemplo, foi sede de treinamento para as seleções de Portugal e Nigéria.

untitled-infographic
Diferença entre Copa do Mundo e Olimpíadas (Crédito: Fernando Diotto)

Edição por Vitor Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s