Por Stephanie Franco

O cachorro é uma das espécies mais antigas já domesticadas pelo homem: teorias imaginam que surgiu do lobo cinzento há mais de 100 000 anos. A necessidade de abrigo e alimento fez com que desde a Pré-História, o cão desempenhasse certas funções com relação ao ser humano, como a segurança das tribos, o rastreio e até o abate das presas.
Historicamente então, as raças acompanharam eventos, como as Grandes Navegações, em que os exploradores traziam seus fiéis companheiros em direções a novas terras e espalhavam raças que antes só pertenciam à Europa, e a 1ª Grande Guerra, que dizimou raças de locais mais afetados, e popularizou raças como Dobermann e Pastores Alemães, popularmente conhecidos como “Cães de Guerra” e ótimos farejadores.
A FCI
Internacionalmente, em 1911, foi criada a FCI – a Fédération Cynologique Internationale, em português: Federação de Cinofilia Internacional -, na Bélgica. Essa federação até hoje, tem o objetivo de “promover e proteger a cinofilia e cães de raça pura”, e para isso, classifica as raças em 10 categorias diferentes, baseado em similaridades físicas e de função.
AUSTRALIAN CATTLE DOG
Alex Bardi, estudante de Engenharia Civil de 21 anos, sempre teve cachorros. Por morar em um sítio, os cães que passaram por sua família eram sempre raças grandes e de guarda. Até que em novembro de 2015, o estudante perdeu uma de suas cadelas e, para aliviar um pouco a perda, ganhou uma Australian Cattle Dog – raça que pertence ao grupo 01 -de sua namorada.

“Quando chegou, a Brahma era um demônio”, Alex conta. “Mas um dia, eu acordei e ela estava com um problema no olho. Levei ao veterinário e ele diagnosticou a doença do carrapato”.
Assim, o estudante começou o tratamento com a cadela. “Até reclamei no canil onde ela foi comprada e a dona se propôs a dar outro filhote no lugar. Mas já tinha pego amor, né?”, ele afirma.
Hoje, com aproximadamente 9 meses, Brahma adora correr pela propriedade e mexer com os outros animais, como vacas e cavalos. “É da essência dela. A raça foi criada para aguentar longos períodos de trabalho. Ela é uma ótima companheira, me ajuda em todas as obrigações relacionadas aos animais grandes”.
OS FAREJADORES

Cães como o Beagle e o Labrador, por pertencerem a grupos com ótima habilidade de farejamento, são treinados para encontrar drogas e outras substâncias ilegais em malas de viagem e locais de difícil acesso.
Saiba mais como é esse treinamento clicando aqui.
Editado por Marilisy Mendonça.