Por Beatriz Balthazar
Ao entrar na sala de entrevistas, o candidato à vaga tem 10 segundos para se vender através da sua imagem. A analista comportamental Alessandra Priscila Varella ressalta que nessa hora, é importante não querer colocar coisas particulares da personalidade, mas sim se manter o mais neutro o possível para que o entrevistador preste atenção nas suas respostas e não nos seus acessórios.
As empresas estão aos poucos deixando de lado a vestimenta mais formal e criando espaço para a informalidade, porém ainda existe a necessidade de saber se vestir. É fundamental tentar pesquisar como é que a empresa se comporta em relação às roupas. Busque no site e veja em fotos como as pessoas estão vestidas.
Existem algumas dicas que devem sempre ser seguidas quando o assunto é vestimenta empresarial. Veja o infográfico para saber mais sobre essas dicas.
O importante na hora da entrevista é mostrar que você é capaz e que se encaixa no perfil que estão procurando. Evite usar perfumes fortes, pois acaba incomodando a todos, principalmente o entrevistador. A mesma regra é valida para acessórios, sejam eles colares e brincos ou até mesmo piercings e alargadores. Menos é mais. Ana Paula Escobar é Coordenadora de RH e explica o que se deve tomar cuidado na hora da entrevista.

Em 2010 começou a moda de alargadores, e há muitos jovens que acreditam estarem sendo prejudicados na hora da entrevista de emprego. É o caso de Lucas Chaves Peeri, aluno do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda.
Apesar de não usar mais o alargador na orelha, ele sente que o buraco vazio ainda atrapalha na hora da entrevista, por isso planeja fazer uma cirurgia para fechar o furo. O SUS (Sistema Único da Saúde) possui cirurgia otoplastia, que pode também “arrumar” orelha de abano, além de fechar o buraco do alargador.
Editado por Marilisy Mendonça