O mercado para os autores de quadrinhos na RMC

Por Éder de Oliveira

piecesImagens de Pieces, obra de Mario Cau. Foto: Éder de Oliveira

A indústria de histórias em quadrinhos sempre teve seu público fiel, ainda mais hoje em dia com o aumento de filmes de super heróis que faz este tipo de mercado crescer ainda mais. Mas deixando os grandes títulos de lado, será que os artistas independentes têm espaço nesse mercado? Há quem diga que sim, mas a proporção de leitores ainda é pequena. “A competição saudável entre os autores aumentou, mas o problema é que a gente aumenta a produção sem aumentar numa proporção igual o leitor”, explica Mario Cau, autor dos quadrinhos Pieces e Terapia. Caio Yo, outro quadrinista da Região Metropolitana de Campinas, comenta que “temos muitos quadrinistas importantes na nossa região e no interior de São Paulo, quase todos, porém, trabalham paralelamente para o mercado publicitário”.

Parte das obras nacionais não saem nas bancas de jornais e muito menos de maneira periódica, até porque a competição em relação aos quadrinhos norte-americanos é injusta.

Por isso, elas ficam centralizadas nas livrarias especializadas dos shopping centers, ou em sites como o Cosmics, que trabalha da mesma maneira do Netflix, mas baseia-se em HQs brasileiras e independentes e, por último, nos eventos que acontecem em diversas cidades do país.

Um problema encontrado por estes autores é a dificuldade na hora da distribuição das suas obras. “A parte mais difícil para o autor independente é a distribuição. Não temos o porte e os meios de uma grande editora”, comenta Caio Yo.

OUTRAS OBRAS E AUTORES PARA VOCÊ CONHECER

Se você se interessou e quiser conhecer outras obras e autores da região, vá atrás de ‘O cidadão invisível’ de Eduardo Ferigato, ‘Mãe, eu quero um apocalipse zumbi’ de Edegar Agostinho, ‘Dom Quixote’ de Bira Dantas, Mamu & Le Fan e Proféticos, tirinhas de Digo Freitas e Rafael Marçal, respectivamente.

Edição por Vitor Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s