Alimentação saudável auxilia na concentração e melhora rendimento no trabalho, diz nutricionista

Por Amanda Oliveira

Alimentar-se bem não é apenas uma questão de melhorar a aparência e perder peso. A nutricionista Taciana Rossi, 36 anos, contou ao Digitais PUC-Campinas que uma alimentação saudável também ajuda no desempenho e na concentração do trabalhador.

20160511_113827

(Taciana servindo o funcionário na mesa de alimentos saudáveis do programa “Bem-estar” da empresa. Foto: Amanda Oliveira)

40% das empresas investem em alimentos saudáveis

De acordo com a Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela Alelo (empresa do setor de cartões-benefício), juntamente com o Conecta-i, do Instituto Ibope, apenas 42% das empresas brasileiras investem em um programa de alimentação saudável para seus colaboradores e funcionários.

Infografico

Arte: Amanda Oliveira

Programas de alimentação saudável para empresas

O principal programa de alimentação saudável para empresas que encontramos hoje é o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), estruturado em parceria com o governo. No entanto, empresas do ramo alimentício, como é o caso da Sodexo, apresentam dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários a partir de uma alimentação mais saudável e balanceada nas empresas.

Na empresa em que Taciana é nutricionista, há o programa “bem-estar”, com menu elaborado por especialistas da Sodexo. Os pratos saudáveis ficam em uma mesa, separados dos “normais” e, segundo ela, a mesa mais procurada não é a mais saudável. Por isso, durante o preparo das refeições, há a preocupação em diminuir a gordura dos alimentos.

Benefícios para a empresa e para o trabalhador

A nutricionista aponta que a alimentação saudável auxilia principalmente em casos de trabalhadores com doenças crônicas.

Como é o caso de Elaine Mota, 33 anos. A administradora de pessoal sofre com gastrite e, por recomendação médica, deve manter uma alimentação balanceada.

Investimento futuro?

Apesar dos inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode oferecer, a nutricionista acredita que não será um hábito adotado por todos os trabalhadores e, muito menos por todas as empresas.

Editado por Marilisy Mendonça

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s