Por Amanda Oliveira
Alimentar-se bem não é apenas uma questão de melhorar a aparência e perder peso. A nutricionista Taciana Rossi, 36 anos, contou ao Digitais PUC-Campinas que uma alimentação saudável também ajuda no desempenho e na concentração do trabalhador.
(Taciana servindo o funcionário na mesa de alimentos saudáveis do programa “Bem-estar” da empresa. Foto: Amanda Oliveira)
40% das empresas investem em alimentos saudáveis
De acordo com a Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela Alelo (empresa do setor de cartões-benefício), juntamente com o Conecta-i, do Instituto Ibope, apenas 42% das empresas brasileiras investem em um programa de alimentação saudável para seus colaboradores e funcionários.
Arte: Amanda Oliveira
Programas de alimentação saudável para empresas
O principal programa de alimentação saudável para empresas que encontramos hoje é o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), estruturado em parceria com o governo. No entanto, empresas do ramo alimentício, como é o caso da Sodexo, apresentam dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários a partir de uma alimentação mais saudável e balanceada nas empresas.
Na empresa em que Taciana é nutricionista, há o programa “bem-estar”, com menu elaborado por especialistas da Sodexo. Os pratos saudáveis ficam em uma mesa, separados dos “normais” e, segundo ela, a mesa mais procurada não é a mais saudável. Por isso, durante o preparo das refeições, há a preocupação em diminuir a gordura dos alimentos.
Benefícios para a empresa e para o trabalhador
A nutricionista aponta que a alimentação saudável auxilia principalmente em casos de trabalhadores com doenças crônicas.
Como é o caso de Elaine Mota, 33 anos. A administradora de pessoal sofre com gastrite e, por recomendação médica, deve manter uma alimentação balanceada.
Investimento futuro?
Apesar dos inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode oferecer, a nutricionista acredita que não será um hábito adotado por todos os trabalhadores e, muito menos por todas as empresas.
Editado por Marilisy Mendonça