Lançamento de livro sobre comunicação reúne diretoria e alunos da PUC-Campinas

Por Mariana Fernandes

A professora doutora Dulce Adelia Adorno Silva, que ministra aulas nos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e Artes na PUC-Campinas, participou hoje do evento de lançamento de seu livro “O poder do poder da comunicação”.

Organizado pelos alunos do segundo ano do curso de Relações Públicas em parceria com os estagiários da Consultoria de Relações Públicas, o evento começou às 10 da manhã e durou cerca de 50 minutos.

Alunos e estagiários do curso de Relações Públicas que organizaram o evento
Fotos: Mariana Fernandes

Os alunos prestigiaram a professora Dulce na sala 800 do Campus I da PUC-Campinas
Fotos: Mariana Fernandes

A abertura do evento foi feita pela Professora Mestre Claudia Maria de Cillo, diretora adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), seguida da Professora Mestre Maura Padula, diretora do curso de Relações Públicas da Universidade, que exaltou a autora do livro durante seu pronunciamento. “Ela se faz sempre muito presente, é um exemplo de como não parar nunca, ainda quero ser igual a ela”, diz.

IMG-20160504-WA0011
Professora Mestre Maria Claudia Cillo discursando na abertura do lançamento Foto: Mariana Fernandes

Apresentada como radical antes de sua declaração, a professora e autora Dulce Adorno, abre seu discurso dizendo que gosta do rótulo: “isso significa que tomo as coisas pela raiz”, afirma.

IMG-20160504-WA0014
Dulce Adorno fala sobre processo de produção de sua obra Foto: Mariana Fernandes

Dulce falou sobre a organização de seu livro, que foi originado devido às aulas de Política e Comunicação, e também sobre sua trajetória na vida política e acadêmica. A professora foi líder estudantil na juventude e também casada com um político, fazendo com que essa ciência sempre estivesse presente em sua vida. Mesmo aplicada, Dulce ainda afirma que “Precisamos estudar para conhecer melhor a política”.

Além de participar, a autora também foi líder dos seguintes grupos de pesquisa da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas: Poder, Propaganda e Violência (2004-2005) e Poder, Propaganda e Sociedade(2006-2007).

Alicerces

Essenciais para a base do livros, a professora reuniu 30 artigos publicados em anais de congressos e também em revistas como a Comunicarte. Sobre a organização, Dulce explica: “Ela não segue uma ordem cronológica, mas os artigos precisaram ser organizados de uma forma que tivessem lógica quando colocados em sequência”.

Os 11 capítulos do livro tratam de temas como o conceito de estado, a propaganda, a violência, o rádio e sua importância, poder, linguagens, política na era digital, valores humanos e o homem na sociedade.

Sobre o tempo utilizado na produção e a complexidade na hora de produzir uma obra, a professora afirma que o principal é gostar do que for fazer. “Foi necessário mais de um ano para rever, reorganizar e repensar o livro. É um período longo, e exige trabalho. Além de tudo, é preciso um diálogo constante com a editora e ter a humildade para aceitar críticas”, explica.

Ao fim do evento, foram sorteados agendas e livros. Todos os presentes puderam receber autógrafos em seus livros e desfrutar de um café da manhã variado, com bolos e bebidas.

autografos
Sessão de autógrafos ao término da palestra de lançamento. Foto: Mariana Fernandes

 

Serviço

A quem tiver interesse, o livro pode ser adquirido na livraria Livropel, localizada na praça de alimentação do Campus I da PUC-Campinas, por 26 reais.

Edição por Vitor Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s