Curta metragem de Campinas mistura Os Sertões com faroestes spaghetti

Por Éder de Oliveira

canudos-a-barganha
Foto: Divulgação

“A última guerra de Canudos: a barganha” é um curta metragem dirigido e produzido pelo aluno Rafael Ghiraldelli, do curso de Artes Visuais da Unicamp, que conta com muitas referências com o livro Os sertões, de Euclides da Cunha e os faroestes spaghetti como “Malária” de Edson Oda e “Por um punhado de dólares” de Sergio Leone, por exemplo, mas trás ainda uma personalidade própria, principalmente por conta das suas paletas de cores, cenários e figurinos.

O diretor comenta como surgiu a ideia dessa identidade visual, que já é muito marcante nos trailers do curta.

O processo de pesquisa e escrita do roteiro foi feito num tempo relativamente rápido, até porque “antes do roteiro eu já tinha pensado no universo maior e feito fichas para cada um dos personagens, então, este processo demorou cerca de um mês, já o roteiro em si, eu devo ter elaborado em três dias”, diz o diretor.

Em relação ao livro ‘Os Sertões’ e como foi poder utilizá-lo como parte importante do roteiro, Ghiraldelli fala que “pelo fato do livro se encontrar em domínio público, tive essa liberdade de fazer referência ao material, como no nome do protagonista Antônio, que faz referência clara ao Antônio Conselheiro”.

Perguntado sobre quais as maiores dificuldades para se tirar um projeto como este do papel, Rafael foi bastante taxativo.

Novos capítulos para o curta

O diretor planeja aumentar o universo começado em “A última guerra de Canudos: A Barganha” e expandi-lo também para outras mídias.

Editado por Stephanie Franco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s