Sobem os números de denúncia envolvendo animais

Por Mariana Fernandes

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas atendeu, até o primeiro trimestre deste ano, 1.533 solicitações de denúncias envolvendo animais domésticos. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 229.

Grande parte das denúncias, cerca de 40%, envolvem maus tratos. Porém, solicitações envolvendo atropelamento, abandono e acumuladores de animais também são atendidas pelo 156 da prefeitura.

untitled-infographic (1)

Diante de uma solicitação recebida, o DPBEA verifica a autenticidade da denúncia e, caso necessário, aciona a polícia. “O poder público não tem autoridade sobre os casos de maus tratos, nós vamos até o local, verificamos se a denúncia procede, e tentamos convencer a pessoa a mudar seu comportamento. Caso não haja mudanças, nós acionamos a polícia” diz Paulo Anselmo Nunes Felippe, diretor do departamento.

O DPBEA

Originado de uma demanda popular organizada na forma do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), em março de 2014, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal começou a funcionar no antigo prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na região da Vila Boa Vista, não só atendendo as demandas envolvendo os animais domésticos, mas também, criando e gerenciando políticas públicas envolvendo os animais domésticos e selvagens do município. Funcionários como veterinários, secretárias e motoristas de caminhões para animais de grande porte são alguns dos membros da equipe do departamento.

“Nosso papel não é pegar animais abandonados, isso seria impossível, já que hoje existem cerca de 20.000 animais abandonados em Campinas, e cada animal desse vive em abrigo uma média dez anos. O papel do departamento é fazer atendimentos, e melhorias nas políticas públicas”, diz o diretor.

Dentre os serviços prestados, o departamento atende em sua sede animais atropelados e doentes que se encontram em situação de rua. Esses animais são tratados, recuperam-se e vivem na sede do departamento até serem adotados, por meio de realização de feiras de adoção, ou busca de futuros proprietários no local.

Na tentativa de diminuir a procriação e o aumento da população desses animais, o departamento realiza uma campanha anual de castração, e também o cadastro de todos os animais atendidos, assim como a implantação de microchips nesses animais, a fim de ter controle sobre a situação de cada um. Desde a criação do departamento, 4.200 animais já foram castrados e cadastrados pela prefeitura, e este ano, a expectativa é de que 10.000 animais passem pelo mesmo processo.

tela de cadastro
Tela do sistema de cadastro dos animais que passam pelo DPBEA (Foto: Arquivos do DPBEA)
castramóvel
Campanha de castração do ano de 2015 na região do Ouro Verde (Foto: Arquivos do DPBEA)

Na página do departamento na internet, Portal Animal, é possível encontrar a história do DPBEA, assim como uma parte destinada a adoção dos animais resgatados das ruas, atendidos, e prontos para ganhar um novo lar. Na página, você encontra todos os animais disponíveis, assim como uma ficha detalhada com informações do devido animal.

home
Página inicial do site do departamento de proteção e bem-estar animal, o Portal Animal. Foto: Site Portal Animal
pag adoção
No Portal Animal você tem acesso a todos os animais disponíveis para adoção. Foto: Portal Animal
perfil adoção
Nessa lista, você encontra um perfil detalhado de cada animal disponível para adoção. (Foto: Site Portal Animal)

Propostas

O DPBEA tem por finalidade criar propostas de políticas públicas para o atendimento de animais domésticos e também silvestres da região de Campinas. Mesmo sendo um departamento novo, muitas das propostas já estão em andamento, e outras, estão em vias de serem colocadas em prática. Abaixo você encontra algumas dessas propostas as quais o departamento se propõe a realizar,  de acordo com as informações do site Portal Animal:

  • garantir o equilíbrio da proteção ambiental;
  • implementar medidas, ações e programas relativos à fauna silvestre de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente;
  • promover programas contínuos de educação ambiental específicos para a proteção e bem estar animal;
  • criar e gerir um sistema de cadastramento de animais domésticos de forma a apoiar o entendimento da dinâmica populacional destes animais;
  • divulgar para a comunidade as ações de proteção e bem estar animal realizadas pelo Departamento.

Caso tenha interesse em visitar o DPBEA e adotar um animalzinho, você pode ligar para o número  (19) 3245-1781 e agendar uma visita.  A sede do departamento fica na rua das Sapucaias, nº 115, na Vila Boa Vista. Caso queira denunciar algum caso de maus tratos, o telefone é o 156 da Prefeitura de Campinas.

Editado por Stephanie Franco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s