Por Mariana Fernandes
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas atendeu, até o primeiro trimestre deste ano, 1.533 solicitações de denúncias envolvendo animais domésticos. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 229.
Grande parte das denúncias, cerca de 40%, envolvem maus tratos. Porém, solicitações envolvendo atropelamento, abandono e acumuladores de animais também são atendidas pelo 156 da prefeitura.
Diante de uma solicitação recebida, o DPBEA verifica a autenticidade da denúncia e, caso necessário, aciona a polícia. “O poder público não tem autoridade sobre os casos de maus tratos, nós vamos até o local, verificamos se a denúncia procede, e tentamos convencer a pessoa a mudar seu comportamento. Caso não haja mudanças, nós acionamos a polícia” diz Paulo Anselmo Nunes Felippe, diretor do departamento.
O DPBEA
Originado de uma demanda popular organizada na forma do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), em março de 2014, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal começou a funcionar no antigo prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na região da Vila Boa Vista, não só atendendo as demandas envolvendo os animais domésticos, mas também, criando e gerenciando políticas públicas envolvendo os animais domésticos e selvagens do município. Funcionários como veterinários, secretárias e motoristas de caminhões para animais de grande porte são alguns dos membros da equipe do departamento.
“Nosso papel não é pegar animais abandonados, isso seria impossível, já que hoje existem cerca de 20.000 animais abandonados em Campinas, e cada animal desse vive em abrigo uma média dez anos. O papel do departamento é fazer atendimentos, e melhorias nas políticas públicas”, diz o diretor.
Dentre os serviços prestados, o departamento atende em sua sede animais atropelados e doentes que se encontram em situação de rua. Esses animais são tratados, recuperam-se e vivem na sede do departamento até serem adotados, por meio de realização de feiras de adoção, ou busca de futuros proprietários no local.
Na tentativa de diminuir a procriação e o aumento da população desses animais, o departamento realiza uma campanha anual de castração, e também o cadastro de todos os animais atendidos, assim como a implantação de microchips nesses animais, a fim de ter controle sobre a situação de cada um. Desde a criação do departamento, 4.200 animais já foram castrados e cadastrados pela prefeitura, e este ano, a expectativa é de que 10.000 animais passem pelo mesmo processo.


Na página do departamento na internet, Portal Animal, é possível encontrar a história do DPBEA, assim como uma parte destinada a adoção dos animais resgatados das ruas, atendidos, e prontos para ganhar um novo lar. Na página, você encontra todos os animais disponíveis, assim como uma ficha detalhada com informações do devido animal.



Propostas
O DPBEA tem por finalidade criar propostas de políticas públicas para o atendimento de animais domésticos e também silvestres da região de Campinas. Mesmo sendo um departamento novo, muitas das propostas já estão em andamento, e outras, estão em vias de serem colocadas em prática. Abaixo você encontra algumas dessas propostas as quais o departamento se propõe a realizar, de acordo com as informações do site Portal Animal:
- garantir o equilíbrio da proteção ambiental;
- implementar medidas, ações e programas relativos à fauna silvestre de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente;
- promover programas contínuos de educação ambiental específicos para a proteção e bem estar animal;
- criar e gerir um sistema de cadastramento de animais domésticos de forma a apoiar o entendimento da dinâmica populacional destes animais;
- divulgar para a comunidade as ações de proteção e bem estar animal realizadas pelo Departamento.
Caso tenha interesse em visitar o DPBEA e adotar um animalzinho, você pode ligar para o número (19) 3245-1781 e agendar uma visita. A sede do departamento fica na rua das Sapucaias, nº 115, na Vila Boa Vista. Caso queira denunciar algum caso de maus tratos, o telefone é o 156 da Prefeitura de Campinas.
Editado por Stephanie Franco