Petróleo latino na mira do mundo

Por Harold Ruiz

Petrobras e Ecopetrol, as duas maiores empresas produtoras de petróleo da América Latina, atualmente estão sob a mira mundial

Brasil e Colômbia compõem o topo da lista dos países produtores de petróleo na América do Sul. Em 3 de outubro do ano de 1953, nasceu uma empresa que ao longo dos anos foi consolidando a nível nacional e internacional, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), um exemplo disso foi a construção do centro de pesquisa no Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria um dos dois mais importantes centros de pesquisa aplicada do mundo.

Por outro lado, em 25 de agosto do ano 1951 fundou-se a empresa colombiana de Petróleos S.A. pertencente ao estado. Durante seus primeiros 30 anos de existência adquiriu refinarias localizadas em cidades estratégicas como Barrancabermeja e Cartagena. Mas sem dúvida a grande mudança que surgiu ao longo da história desta companhia centra-se sobre a mudança de nome da empresa, vez que grande parte foi adquirida pelo setor privado, tornando-se uma empresa conjunta com um novo nome “Ecopetrol”.

The Research

Infelizmente, a imagem dessas empresas tem se envolvido com corrupção e lavagem de dinheiro. O caso mais relevante em termos da Petrobras chama-se “Lava Jato”, onde em nome da empresa, os milionários contratos foram assinados durante a administração do último governo. Este evento significou a perda do empreendimento econômico e reputação que alcançou em seus 61 anos de existência.

Enquanto isso na Colômbia, o maior processo de corrupção do país ocorreu em nome da Ecopetrol. Mais de 6000 milhões de dólares foram registadas em contas no exterior em nome de vários políticos colombianos. Este mesmo caso aconteceu no Brasil, onde alguns líderes ficaram com a prata do povo.

Tanto a empresa brasileira como a colombiana, trabalharam fortemente para recuperar sua imagem. É importante destacar a campanha ambiental manipulada pelas duas empresas que inclui estratégias na luta para evitar o aquecimento global e manter um gerenciamento proativo do ambiente.

_20160430_171938

Professor Celso Luiz Figueiredo da Puc Campinas ajudou o autor com informações sobre a companhia petrolífera Petrobras e caso “Lava Jato”

A Petrobras lançou uma campanha em redes sociais, a fim de interagir com todos os brasileiros que têm dúvidas ou sugestões sobre seus produtos e o caso de “Lava Jato”. No site da empresa, as pessoas podem encontrar vídeos, imagens e figuras, buscando esclarecer os vários processos e gestão que tem da companhia com seus funcionários, distribuidores e clientes. Quem quiser participar, pode ser usada com a marca #DaquiPraFrente, no Twitter, Facebook, Youtube o Instagram.

Hey! Ho!Let's Go!
(Arte: Harold Ruiz)

Editado por Gabriel Furlan

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s