Intercâmbio voluntário aumenta procura por jovens

Por Rodrigo Ferrari

Intercâmbio voluntário ou intercâmbio social é o nome dado a viagens para um país do exterior para trabalhar em projetos sociais de diversas áreas. São muitos os benefícios que os jovens adquirem ao fazer essa viagem: realização pessoal e satisfação são as mais citadas por quem já passou por essa experiência. Esse tipo de intercâmbio ainda é bem visto no currículo e ajuda a aprimorar uma língua estrangeira.

Paola Scorsatto Lange, 19 anos, gerente de Marketing Digital da AIESEC em Limeira , única da região metropolitana de Campinas, em entrevista ao Digitais, fala um pouco da AIESEC, projeto que surgiu após a Segunda Guerra Mundial por um grupo de jovens que resolveram encontrar uma maneira de solucionar os problemas do mundo.

Segundo ela, o aumento pela procura desse tipo de intercâmbio é crescente, principalmente entre os jovens. “Quando começou, em 2012, a AIESEC em Limeira enviou 1 intercambista ao exterior. Em 2013 foram 5, 24 em 2014 e, em 2015, foram 49 pessoas vivendo experiências de liderança no exterior através do nosso programa de intercâmbios sociais, o Cidadão Global“.

Paola explica a diferença entre fazer um trabalho voluntário aqui no Brasil e no exterior:  “Nós colocamos jovens em ambientes interculturais no exterior, onde estes tem a oportunidade de sair da zona de conforto e retornam ao país com um senso crítico de mudança”. Segundo Paola, esse é o principal diferencial do intercambio voluntário, “A troca cultural é enorme, os jovens se desafiam em um ambiente completamente diferente e por recebermos intercambista de outras partes do mundo no Brasil, a realidade do nosso país também é beneficiada”.

A AIESEC possui vários tipos de trabalhos voluntários no exterior para diversos públicos: “Por exemplo, pode-se trabalhar com crianças pequenas ensinando inglês no Peru, realizar atividades lúdicas com idosos em asilos em Portugal, empoderar mulheres na Índia, implementar o turismo do Egito ou ensinar noções de empreendedorismo para jovens na Romênia. As possibilidades são infinitas”, comenta Paola.

1479511_1141539842537321_3302309197434584278_n.jpg
Lousa da escola GROW, local onde Giuliana Kaori fez seu intercâmbio na Romênia ( Foto: Arquivo Pessoal/ Giuliana Kaori)

Experiencia única 

E foi na Romênia que Guiliana Kaori, 21, estudante de Gestão Políticas Públicas na Unicamp realizou uma experiência com trabalho voluntário e conta ao Digitais sobre, segundo ela, “a melhor viagem da sua vida”:

Vontade de ajudar o próximo

O intercâmbio social desperta em muitas pessoas a vontade de ajudar o próximo e ainda conhecer novas culturas e lugares. É o caso de Victor Granato Cason, 21, estudante de engenharia de alimentos na Unicamp, que já fez alguns trabalhos voluntários com a igreja, na cidade de Valinhos, doando mensamente para uma organização que alimenta moradoras de rua.

Victor planeja uma viagem para fazer um intercâmbio social. Ele pretende viajar para algum país latino ou até mesmo a Europa, na Polônia ou República Tcheca. Uma viagem exterior será uma experiência nova para Victor em todos os sentidos, já que ele só viajou para fora do país quando tinha apenas dois anos de idade.

O estudante conheceu o intercâmbio voluntário através de um amigo, que fez uma viagem para Polônia pela AIESEC. Victor comenta o que essa viagem pode mudar em sua vida:  “Aumenta sua conscientização, sua bagagem cultural. Acredito também que você passa a entender melhor o problema das pessoas, e a querer ajudar cada vez mais o próximo”.

12552817_943270309090831_5694704266154191990_n.jpg
Tawane Larini já trabalhou na Disney World em Orlando (Foto: Arquivo Pessoal/ Tawane Larini)

Mesmo que nunca fez algum tipo de trabalho voluntário, como é o caso de Tawane Larini, estudante do 3º ano de jornalismo da PUC- Campinas, tem vontade ajudar as pessoas de alguma forma.  A estudante quer viajar para Itália ou Romênia e explica o motivo: “Não é nem tanto pelas cidades, mas pelos projetos, os dois países oferecem projetos voltados a educação. Eu acho que a educação é fundamental quando o assunto é desenvolvimento, e para conseguir igualdade entre os povos, não digo apenas economicamente, mas no geral”.

Tawane viajou para alguns países na América do Sul e EUA, mas não de forma ligada à projetos voluntários, apenas para trabalho e turismo. A estudante procurou sobre agências de intercâmbios voluntários na internet, porque sempre teve vontade de fazer trabalho voluntário, e acabou lendo um pouco sobre a AIESEC, mas ao mesmo tempo, ela achava que seria difícil e caro participar. “Um tempo depois, eu conheci uma amiga, a Giuliana, e ela me disse que estava participando, ela iria no próximo mês e me explicou o processo todo, que era mais fácil do que eu imaginava, e bem mais barato que o esperado”.

Tawane diz o que espera depois de atuar em um projeto como esse: “Eu acho que ajudar outras pessoas abrem seus olhos em muitos sentidos: primeiro que você acaba percebendo o seu redor, e mesmo sem querer, passa a ajudar as pessoas próximas a você”, e complementa: “Segundo que você cria mais empatia com o mundo, e com aqueles que são diferentes de você. E por fim, você cria mais maturidade e responsabilidade e passa a dar valor ao que tem e os outros não”.

Confira no infográfico passo a passo para começar a fazer um intercâmbio voluntário:

aiesec-copy.jpg

Paola Lange comenta que essa viagem é uma experiencia para a vida e para o mercado de trabalho: “Tais experiências voluntárias de intercâmbios são muito reconhecidas no mercado de trabalho e ganham importância no currículo, visto que, além da importância de ajudar o próximo e se desenvolver como ser humano, o trabalho voluntário desenvolve o lado profissional do jovem”.

A duração do Cidadão Global é de seis a oito semanas por projeto, porém é possível realizar mais de um projeto em sequência.

Além da AIESEC, existem outras agências de viagem que também realizam trabalhos voluntários no exterior como : CI Intercâmbios, Experimento Intercâmbios, SIB, World Study, entre outras.

Editado por Stephanie Franco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s