Prova Tiradentes de Ciclismo volta a Campinas após quatro anos

Por Fernando Diotto

Após quatro anos, a Secretaria Municipal de Esportes de Campinas voltou a realizar a Prova Tiradentes de Ciclismo. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 21, com largada da Avenida Mackenzie. Os participantes, divididos em várias categorias, pedalaram por um percurso de 7,5 quilômetros. A prova reuniu cerca de 400 pessoas, entre profissionais e amadores.

O Coordenador de Eventos esportivos da Secretaria de Esportes de Campinas, Fernando Vanin, afirmou que o retorno da prova é muito importante para a cidade consolidar ainda mais o ciclismo em Campinas, que já conta com mais duas provas fixas todo ano – a ‘Pedala Campinas’ e ‘GP Campinas’.

Eduardo Junior, 23, um dos competidores, afirmou que o evento é muito importante, principalmente por reunir várias categorias e dar espaço para pessoas de todas as idades, homens e mulheres. Além disso, o jovem ciclista disse que graças às pedaladas e competições, saiu da obesidade e hoje tem uma vida saudável. “Sempre fui gordinho, não tinha hábitos saudáveis. O ciclismo e também a corrida me ajudaram muito na perda de peso. Hoje, participo de todos os eventos da região.”, disse.

BIKE
Eduardo Junior participa da Prova Tiradentes de Ciclismo (Foto: Fernando Diotto)

O BRASIL PRECISA DE ESPORTE

No Brasil, 56,9% da população maior de 18 anos têm excesso de peso. O dado é de uma pesquisa de saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 20,8% dessas pessoas são classificadas como obesas, ou seja, possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 30.

A professora de educação física e personal trainer Fabiana Meira acompanha várias pessoas em competições e sabe da importância de atrações esportivas, principalmente para a população jovem. Segundo ela, essas provas surgem como incentivo para as pessoas praticarem exercício e terem uma vida mais saudável. “Pedalar é a atividade mais completa. A pessoa movimenta todo o corpo, além de todos os benefícios que esse esporte proporciona, como redução do colesterol, diminuição da pressão arterial, melhora da respiração etc.”

O ideal é que os pais incentivem cada vez mais cedo os seus filhos a praticarem esportes. Na visão de Fabiana, o mundo, hoje, é cada vez mais sedentário e dificulta para a formação das gerações mais novas, já que os alimentos são muito industrializados e as brincadeiras, em sua maioria, são eletrônicas. “Hoje, é raro ver alguma criança correndo, brincando na rua, fazendo arte. É muito videogame, computador, celular, tablets. Isso faz com que elas cresçam sem um hábito saudável e fiquem cada vez mais sedentárias e acima do peso.”, completou.

infografico
(Créditos: Fernando Diotto)

 

Editado por Mateus Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s