Crise afeta donos de animais e proprietários de pet shops

Todos os animais de estimação demandam gastos. Seja ele um peixe de aquário ou um cachorro, o orçamento mensal de quem tem um bicho sempre vai ter uma parte reservada para eles. Em tempos de crise, a situação complica quando o seu pet demanda algum gasto extra.

A confeiteira Amanda Calazans, de 31 anos, diz que os custos com sua cachorra Milky, de 1 ano, variam entre 70 e 150 reais por mês. “Eu faço alimentação natural por ela não poder comer ração. Mas a carne e outros insumos encareceram muito, e a despesa com isso aumentou bastante, tudo subiu de preço. Muitas vezes você vai ao mercado dois dias seguidos e os preços já aumentaram, isso dificulta”, explica Amanda.

13020300_1103539243002744_771934056_n

Cães como Milky exigem um gasto maior por causa de suas limitações alimentares. (Foto: Amanda Calazans)

Mesmo assim, ela diz que o custo se mantém dentro dos limites. “Dentro do orçamento tem que estar. Ela é um membro da família e mesmo aumentando o custo, não me importo em gastar. Mas que dificulta a vida, dificulta”, justifica.

Naturalmente, a crise também afeta donos de pet shops e estabelecimentos do tipo. Renato Gomes da Silva explica que com a situação, muitos proprietários de animais acabam mudando de ração, por exemplo, por uma questão de custos.

Silva é proprietário de um pet shop em Itatiba, e relata que mesmo com a situação econômica desfavorável, os donos de pets mantém gastos com itens considerados supérfluos, como camas e brinquedos para os bichos. “De todos os clientes, diria que uns 80% deles ainda mantém isso, compram uma caminha nova, um brinquedinho novo para o animal. E tem uma média de 110 reais gastos por pessoa quando vem na loja. Pode variar, mas no geral é nessa média”, ressalta.

Por isso, é válido fazer uma média de custos para manter um animal de estimação. No infográfico abaixo temos alguns deles, como alimentação, vacinação e itens como camas, coleiras e sacos de areia para gatos.

Gastos para se ter um cachorro

Fontes dos dados do infográfico: Blog da Rico e Vivo Seu Dinheiro (Créditos: Vitor Santos)

Para os donos de um felino, a situação também fica difícil, apesar dos custos serem um pouco menores. A maquetista Laura Demetrios, de 24 anos, relata que as idas no veterinário nunca saem baratas. Sua gata, de nome Lina, possui FIV (doença imunológica que ataca os felinos de forma semelhante à AIDS), e isso faz com que ela tenha uma saúde frágil. “Sempre que levo a Lina no veterinário não gasto menos que 200 reais, somando consulta mais remédios. Ela tem alguns outros problemas como sarna nos ouvidos, problema no nariz que faz ela espirrar muito, então sempre tenho gastos com vitamina C líquida, antibióticos e outros”.

12688107_1218746288154306_5152227239011775031_n

Gatos portadores de FIV como Lina necessitam de despesas e atenção constantes pela sua saúde frágil. (Foto: Laura Demetrios)

Além disso, Demetrios conta que as despesas também se estendem à alimentação e tosa. “Por ela ser bem peluda, há a necessidade de comprar rações especiais para ela não ter problema com as bolas de pelo, além de tosa higiênica que ela normalmente faz”, explica.

E mesmo com tudo isso, também tem quem mantenha os gastos supérfluos dentro do orçamento. “Meus gastos dependem do mês, a cada 6 meses compro uma areia especial vinda de São Paulo que custa em torno de 250 reais. Recentemente comprei umas prateleiras para os meus gatos que custaram 1500”, explica Carolina Michelli, proprietária de dois gatos.

13020218_983357775046642_1065975058_n

(Foto: Carolina Michelli)

Carolina diz também que já comprou itens para seus gatos, pensando em ONGs que revertem a renda dos produtos para ajudar os animais. “Por um tempo eu comprei um box com sachês e outros mimos para gatos, porque a renda era revertida para a Adote Um Gatinho, ONG de São Paulo que eu ajudo. Era caro, custava 400 reais, mas era legal”, finaliza a cabeleireira que vive em Joinville, em Santa Catarina.

13020512_983357761713310_1239120456_n

(Foto: Carolina Michelli)

Editado por Mateus Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s