Unicamp apresenta a exposição Retratos Literários

Por Éder de Oliveira

O Centro de Documentação Cultural (CEDAE) expõe no Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, a exposição Retratos Literários. A mostra é aberta ao público, das 11h às 20h e segue em cartaz até o dia 29 de abril.

A exposição traz diversos documentos e objetos pessoais de autores como Cecília Meireles, Bernardo Élis, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Jorge de Lima, Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade, Menotti Del Picchia e Flávio de Carvalho, tudo para que o público tenha mais contato com o acervo do próprio CEDAE e se sinta mais próximo desses artistas.

A diretora do CEDAE, Flávia Carneiro Leão, comenta: “A ideia surgiu da experiência de trabalho com os documentos do acervo do CEDAE, onde observamos a existência de “modalidades” e de “retratos” que não eram apenas os fotográficos, mas os textuais, que descreviam a fisionomia de pessoas, as caricaturas, etc.”.

DSC_0242
(Foto: Éder de Oliveira)

Para que isso ocorra, há documentos como uma carta que Mário de Andrade enviou para Monteiro Lobato, explicando os motivos pelo qual não gostaria que seu livro Macunaíma fosse traduzido para o inglês. “Careceria tirar muita coisa e mais transportar que traduzir”, diz Mário.

Além de cartas escritas por Bernardo Élis, dentre outros, cada artista conta com um retrato próprio, nos quais existem algumas frases famosas e caricaturas, feitas por desenhistas como J. U. Campos, Kurt Wiese, Voltolino e Jota.

Perguntado se existe, de fato, um prestígio da sociedade para com esses autores, a diretora expõe que “O interesse do público em geral seja pequeno devido, sobretudo à falta de acesso, não só à exposições desse gênero, mas também a outros tipos de produção cultural, como concertos de música, peças de teatro, apresentações de dança, etc.”.

Programe-se
Local: Centro Cultural do IEL (Unicamp)
Período: de 20 de fevereiro a 29 de abril de 2016
Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 20h.
Site da Exposição: aqui

Editado por Mateus Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s