Sinal verde na conta de luz

Por Guilherme Bley

Durante todo o mês de abril, está em vigor a bandeira tarifária verde: consumidor não terá acréscimos na conta de energia elétrica ao final do mês.

Foto : Agência Ambiente Energia

Desde o dia primeiro deste mês, a bandeira tarifária sob a conta de luz mensal, passou a ser verde. O que isso significa? A sinalização criada em março de 2015, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pela primeira vez em sua história não terá “cobranças extras” na conta de energia mensal do consumidor brasileiro. “Cobranças extras”, entre aspas, pois segundo a própria ANEEL, a bandeira tarifária não é um custo extra propriamente dito, mas sim um mecanismo novo para cobrar um valor que sempre esteve incluído na conta de luz do brasileiro, porém agora de forma mais transparente.

Entenda como funciona o sistema de Bandeiras Tarifárias:

Portanto, o sistema serve como um “sinal de trânsito” para o consumidor, indicando à população as condições de geração de energia no país, bem como o custo de geração em cada fase do novo mecanismo.

Ele está em vigor desde março do ano passado e é válido em todo o território nacional, com exceção dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima devido ao fato de tais regiões ainda não fazerem parte do sistema nacional de energia elétrica.

Com maior transparência nas contas ao final do mês, o consumidor, por outro lado, tem melhor condições de analisar com o que está gastando mais, e assim colocar em prática ideias para economizar.

É o que faz a dona de casa e diarista, Leci Dias Pereira, de 35 anos. Mesmo antes de ser implantado o novo sistema de bandeiras tarifárias, a moradora de Monte Mor, no interior de São Paulo, conta que as contas de energia sempre foram altas em sua casa.

A diarista de 35 anos, conta que faz de tudo para economizar nas contas de casa. (Foto: Guilherme Bley)

“Antes que a gente ligava menos pra energia em casa, a conta vinha uns duzentos e cinquenta reais. Tem vizinho meu que gasta mais de trezentos por mês!”.

Leci conta que uma das alternativas que mais vem fazendo diferença na economia em sua casa, é desligar todos os aparelhos da tomada.

“Agora, como eu e o meu marido (Cícero) ficamos o dia todo fora de casa, a gente tira tudo da tomada. Menos a geladeira, o freezer e o aquário dos peixes. Eu nunca imaginei que deixar as coisas na tomada gastasse tanto. Agora depois de desligar tudo, a diferença na conta é bem grande.

Ela ainda lembra que este mês, devido à bandeira tarifária verde, a conta de energia deve vir ainda menor, e brinca que vai poder “abusar” um pouquinho aos finais de semana.

“Agora vai vir ainda mais barato a conta! Mês passado a gente gastou mais ou menos uns cento e dez reais com energia. Agora com a bandeira verde, vai abaixar mais uns trinta reais, eu acho. Vai dar até pra usar a hidro da piscina no final de semana!”.

Com práticas simples no seu dia a dia, a Leci conseguiu reduzir a sua conta de energia, do ano passado para cá, de quase R$250,00 para R$120,00 em média. Uma economia considerável, dentro do cenário de crise financeira em que o país se encontra.

Pensando nisso, o Digitais traz agora para você um vídeo com algumas dicas de como economizar com os gastos de energia elétrica.

 

Editado por Gabriel Furlan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s