Iniciação Científica insere estudantes de graduação na pesquisa

Por Bianca Massafera

Bianca Massafera
Márcia Rosa é professora e orientadora de Iniciação Científica (Crédito: Bianca Massafera)

Considerado um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa, a Iniciação Científica (IC) é uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade dos alunos. O programa tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa acadêmica na instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica em diversas áreas do conhecimento.  Em geral, os estudantes que se dedicam a atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica e são orientados por um professor designado pela universidade para conduzir o desenvolvimento do projeto e, dessa forma, ampliam sua bagagem cultural.

Para Márcia Eliane Rosa, Professora e Orientadora do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, a Iniciação Científica permite que o aluno conheça melhor, na prática, o universo acadêmico e a pesquisa, publicando artigos e entendendo desde então o funcionamento de mestrado e doutorado. Para ela, é uma maneira de buscar a investigação dentro dos universos estudados e, ao contrário do que muitos pensam, não somente para aqueles que pretendem seguir na pesquisa. “É por para todos, não apenas para quem deseja seguir carreira acadêmica. Quem procura é quem tem o interesse de buscar experiências mais teóricas”, conta.

 

Bianca Massafera
Mariana Beneti é aluna de jornalismo da PUC-Campinas (Crédito: Bianca Massafera)

Mariana Beneti, estudante de jornalismo, se interessou pela iniciação ao saber que uma das professoras do centro em que estuda tinha uma linha de estudo muito parecida com a sua, voltada para jornalismo, cultura e arte. A aluna fez uma proposta de pesquisa e entregou à orientadora, que se interessou por suas ideias. Mariana revela que a atividade lhe ajudou com algumas disciplinas do curso e que pretende seguir carreira acadêmica após a graduação. “A Iniciação está me ajudando bastante agora para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Parece que estou mais preparada para fazer as coisas. Também quero continuar na área acadêmica depois que terminar a faculdade, e para isso preciso fazer o mestrado, então, acredito que conseguirei ingressar mais facilmente com a iniciação cientifica”.

Marcia Rosa explica que é importante o aluno estar atento aos professores ligados a pesquisa, além da maneira como eles trabalham e publicam. A partir daí, se o estudante se interessar por alguma das linhas, pode conversar com o professor para começar a iniciação a partir do segundo ano da graduação.

Foi o que aconteceu com Viviane Celente. Estudante de jornalismo da PUC-Campinas, ela descobriu logo no primeiro ano da faculdade que um professor do seu curso orientava IC e falou sobre o interesse. Viviane conta que a iniciação permitiu conhecimentos que ela não teria na graduação, além da aproximação com a pesquisa e o aprimoramento da apuração jornalística. Para ela, seguir carreira acadêmica é uma opção, mas não a primeira. “No meu caso, fiz IC por interesse, mas não pensando em carreira acadêmica. Me ajudou a conseguir um estágio em

IMG_20160331_101143858_HDR
Viviane Celente vê na carreira acadêmica uma opção de trabalho (Crédito: Bianca Massafera)

um Centro de Pesquisas, pois tive esse contato anterior, permitindo que eles vissem que eu já tinha certo conhecimento na área”.

 

A orientadora Márcia Rosa finaliza ao explicar a importância da Iniciação Científica também para a universidade. “A pesquisa não se faz se não houver essa ponte entre professor e aluno. Ele vem buscar e trás o universo do estudante para os pesquisadores. Então, se não houver essa troca, começa a criar um abismo, porque essa ligação é fundamental para uma ponte concreta”.

Bianca Massafera

Para mais informações sobre Iniciação Científica acesse o Portal CNPq

Editado por Mateus Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s