Campus 1 da PUC-Campinas recebe exposição até final de junho

Por Mateus Souza

Na noite desta quarta-feira, 6, foi dada continuidade aos eventos comemorativos dos 75 anos da PUC-Campinas, com o início da exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes”, aberta ao público em geral na praça de alimentação do Campus I da universidade, local em que ficará exposta até o dia 30 de junho deste ano.

A solenidade de abertura do evento contou com apresentação musical de alunos do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, e teve a presença de professores de variados cursos, além da Prof.ª. Dra. Janaína Camilo, diretora da Faculdade de História da PUC-Campinas e organizadora responsável pela exposição.

Confira trecho do discurso de abertura:

Localizada bem no centro da praça de alimentação, a parte principal da mostra tem uma linha do tempo que destaca os acontecimentos mais importantes da história da universidade, desde sua fundação até a atualidade.

Em painéis pantográficos com iluminação embutida, que proporcionam grande impacto visual, fotos históricas devidamente legendadas, levam o visitante à uma viagem pelo tempo, totalmente documentada por imagens da antiga Fazenda Santa Cândida, – local doado para construção do Campus I – passando pelas celebrações realizadas, registros das construções dos prédios e instalações, até chegar nas imagens mais atuais do Campus I.

Além das fotos, os visitantes que já frequentaram a universidade em alguma época têm à disposição um livro de memórias, o qual podem escrever seus registros históricos de momentos vividos durante a vida universitária.

Em uma outra seção da mostra, que faz um paralelo à linha do tempo com as fotos, estão expostos objetos e utensílios que foram utilizados durante várias décadas, garantindo boas lembranças de quem os utilizou.

IMG_20160406_184827222
Objetos antigos, expostos em parte anexa da exposição (Foto: Mateus Souza)
IMG_20160406_190418564_HDR
Prof.ª Dra. Janaína Camilo, organizadora da exposição (Foto: Mateus Souza)

Abaixo, você confere a entrevista com a Prof.ª Dra. Janaína Camilo, sobre os detalhes de como foi feita a organização da exposição.

A exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes” está aberta à toda a comunidade da PUC-Campinas e ao público em geral, com entrada gratuita. O endereço do local é praça de alimentação do Campus I da PUC-Campinas, na Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas-SP.

Editado por : Rodrigo Ferrari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s