Campinas ainda não tem metas concluídas no Plano Municipal de Educação

Por Carolina Orssolan

O Plano Municipal de Educação (PME), sancionado em junho de 2015, já tem sido colocado em prática pelos profissionais de Educação de Campinas, porém o município ainda não tem qualquer meta concluída.

Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisaram e definiram políticas públicas para educação do território de Campinas, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e erradicar o analfabetismo. O Plano é um documento que contém objetivos, metas, ações e estratégias propostas a curto, médio e longo prazo, para o incremento da educação no município como um todo.

O monitoramento das metas ocorre por uma Equipe Técnica de Planejamento, escolhida pela Secretaria de Educação, que realiza reuniões bimestrais e avalia o andamento do cumprimento das metas, semestralmente.

fb85820c25cbc6183ce6272b18401733
Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação (Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas)

A Supervisora de Ensino, Regina Rocha, que também faz parte da Equipe Técnica do PME, afirma que não há metas concluídas ainda, mas que já existem estratégias concluídas para cumprimento das mesmas. “Ainda não completamos um ano do Plano, então, muitas coisas ainda precisam ser alcançadas”, diz.

Para Regina, a maior dificuldade dentre as metas, está na razão do PME não só atender a educação municipal. “O Plano envolve a rede estadual, a particular, as Universidades e em minha opinião, os maiores desafios são as articulações para o cumprimento das metas que envolvem as outras redes”, comenta.

A Professora de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, Márcia Sousa, acredita que os monitoramentos deveriam ser mais rigorosos por parte da Secretaria Municipal de Educação. “Tivemos ganhos ao iniciar e consolidar esse processo no município, então, a equipe técnica deveria fazer mais reuniões para garantir que as metas sejam cumpridas”, avalia a docente.

O Plano Municipal de Educação está disponível para leitura por meio do link PME.

Confira no infográfico abaixo as principais metas indicadas no PME de Campinas:

untitled-infographic (2)

Editado por Gabriel Furlan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s