Ecologia também é tendencia

Por: Bianca Oliveira

A preocupação com o meio ambiente invadiu o mundo da moda. Algumas marcas de roupas, pensando nisso, passaram a utilizar tecidos sustentáveis para não agredir o meio ambiente.

moda ecologica
Ciclo que mostra o objetivo da moda sustentável (Crédito: Bianca Oliveira)

A ideia da moda sustentável é, como mostra o ciclo acima e segundo a Malwee, conseguir uma operação reversa do ciclo que estamos acostumados com a roupa: do fornecedor que vende para indústria, que repassa para as lojas e que é repassada para o consumidor. Uma das principais propostas da moda ecológica é que tecidos sejam reciclados daquelas roupas que já não são mais usadas. Outro ponto importante é que, quando não são reciclados, os tecidos usados são de materiais que não agridem o meio ambiente.

O grupo Malwee, com 47 anos de existência e aproximadamente 12 mil colaboradores, é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo. Atualmente produz cerca de 80 milhões de peças por ano, contando com as coleções das marcas: Malwee, Scene, Enfim, Mercatto, Wee!, Malwee Brasileirinhos, Liberta, Zig Zig Zaa, Carinhoso e Puket, além da coleção especial Eu Abraço Sustentabilidade com Estilo.

Segundo Stephanie Loppnow, representante do grupo: “o Grupo Malwee tem a missão de estar presente na vida das pessoas, promovendo a autoestima e o bem-estar, por meio da oferta de produtos de moda com qualidade superior, respeitando os seus colaboradores, a sociedade e o meio ambiente.”

Confira abaixo a história da Malwee com o meio ambiente, tirada do próprio site da empresa:

A Malwee também possui um canal no youtube, que além de mostrar os looks sustentáveis dá dicas de moda. Quem quiser conferir é só clicar aqui.

A Carinhoso é uma das marcas envolvidas no grupo Malwee. Especializada em moda infantil, a marca decidiu fazer roupas com tecidos sustentáveis com o objetivo de não agredir o meio ambiente. Segundo a própria marca: “A Carinhoso coloca em suas roupas o melhor das tendências mundiais, sempre com detalhes delicados e acabamentos personalizados. Dentro do mesmo conceito, a Carinhoso ainda garante uma linha de acessórios exclusiva, com tudo para vestir os pequenos e compor looks incríveis.”

materia moda sustentavel 3
Coleção Outono/Inverno da marca Carinhoso (Foto: Reprodução/Carinhoso Roupas)

A marca Carinhoso disponibiliza em seu site dicas de tecidos sustentáveis. É só clicar aqui para conferir.

Além do grupo Malwee, há algumas marcas como a Tiê que, apesar de independentes, também tem uma preocupação com o meio ambiente. Segundo a marca, a preocupação com o futuro do planeta é o principal motivo para escolha de roupas sustentáveis. O maior diferencial da Tiê é ter processos com baixo impacto ambiental e muitas vezes, com materiais recicláveis e resíduos zero.

Para a marca, os clientes se identificam cada vez mais com a preocupação com o meio ambiente: “Nosso clientes estão se identificando com a marca e cada vez mais se fidelizando a ela. Nossas coleções são complementares umas às outras e temos visto um reconhecimento e valorização da moda sustentável no Brasil crescer aos poucos.”

A loja fica em São Paulo e tem algumas franquias pelo país – uma delas, em Campinas no distrito de Sousas -, além de poder comprar online para quem preferir a praticidade. A Tiê também investe muito em promoções relacionadas aos dias importantes do meio ambiente, como o dia da água ou da árvore.

image
Foto da loja Tiê em Souzas – Campinas (Foto: Bianca Oliveira)
image
Loja Tiê em Souzas – Campinas (Foto: Bianca Oliveira)

Editado por Stephanie Franco

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s