Profissionais mudam de carreira e são mais felizes

Por Bianca Massafera

Mudar de carreira, desde a tomada de decisão, que representa um grande passo e envolve riscos, até encontrar uma nova profissão, é uma escolha importante e, muitas vezes, difícil na vida de qualquer profissional. Insatisfeitos com o rumo de suas vidas profissionais, eles largaram a carreira em que se formaram e atuaram por anos para começarem uma nova, do zero.  Thiago deixou a consultoria tributária e a apuração de impostos como contador para viver rodeado de flashes, sorrisos e emoções – ele se tornou fotógrafo. Washington largou a formação técnica em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente para tornar-se Consultor de Implantação de Sistemas (ERP).

Thiago Bottcher
Thiago Böttcher trocou a contabilidade pela fotografia (Crédito: Thiago Bottcher)

Em comum, as histórias despertam inspiração e curiosidade , sendo apenas dois, entre milhares de casos de pessoas que mudam de carreira devido à insatisfação profissional.

“Eu saí de uma realidade onde eu era mal visto pelos clientes, por ser o cara que lhes apresentava impostos abusivos a pagar, para um cenário em que as pessoas recebem o resultado do meu trabalho com uma explosão de sorrisos ou lágrimas de emoção”, conta Thiago Böttcher, de 29 anos. Formado em contabilidade para trabalhar no escritório do pai, um contador aposentado, ele atuou na área de formação durante 13 anos e se interessou pela fotografia por incentivo de uma ex-namorada. Thiago diz não sentir saudades da antiga profissão e afirma ter encontrado a realização profissional ao lado da câmera fotográfica. “Eternizar momentos especiais e inesquecíveis na vida das pessoas é muito prazeroso. Criei vínculos que vão além do profissional com diversos clientes, me apego às crianças nas festinhas, me emociono em casamentos e isso não tem preço, tem valor! A fotografia me fez, de fato, encontrar a tal da satisfação profissional”, finaliza.

Washington Chagas, de 32 anos, optou pela área de formação devido ao bom relacionamento que mantinha com alguns profissionais do meio e que os incentivaram na escolha, além do retorno financeiro atrativo.

IMG-20160329-WA0029
Washington Chagas é Consultor de Implantação de Sistemas (Crédito: Bianca Massafera)

No entanto, percebeu que não era a profissão certa quando notou uma mistura com a área da saúde. Por já ter experiência na área contábil, ele resolveu mudar de profissão e se diz feliz com o caminho que seguiu. “Estou bem realizado pelo fato de hoje ter um retorno financeiro que me incentiva no dia a dia. As questões de trabalhar diretamente com consultoria e poder resolver as questões dos clientes também me motivam bastante”, conta Washington.

Para a Psicóloga Valquíria Bento, muitas pessoas deixam sua própria essência de lado e acabam procurando o que trará, em menos tempo, melhor retorno financeiro. Segundo ela, isso acontece devido a uma pressão social muito grande, que diz que o ser humano precisa de sucesso, ambição e dinheiro para ser feliz. Pensando nisso, as pessoas se esquecem de suas origens, da espontaneidade e do que realmente irá satisfazê-las, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Para Valquíria, o importante é não ter medo de mudanças, algo natural de todo indivíduo, e não deixar a zona de conforto interferir nas escolhas profissionais, principalmente, quando se trata de insatisfações. “O ser humano prefere ficar em uma situação cômoda, conhecida e ruim do que, muitas vezes, partir para uma situação diferente e muito melhor. Elas preferem ficar no ruim porque estão na zona de conforto, que é conhecida”.

Bianca Massafera

 

Editado por Giovanna Favaretto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s