Por Amanda Oliveira
Estudantes de Engenharia Mecatrônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um aplicativo que promove maior interação entre alunos do Ensino Médio e estudantes universitários, com o intuito de facilitar a escolha das profissões. Pensando na fase em que muitos estudantes precisam escolher o que querem fazer profissionalmente, Bruno Eiji (20), Lucas Mota (22), Ogari Pacheco (21) e Henrique Amitay (22) criaram o app como uma ferramenta que poderá evitar decepções dos ingressantes dos cursos de graduação.

Dados Apontam
De acordo com o Censo da Educação Superior 2010, 49% das vagas abertas nas universidades não são ocupadas no Brasil e apenas 53% dos alunos ingressantes conclui o curso de graduação. A proporção é a seguinte: para cada 100 vagas oferecidas no país, 92 são matriculadas, mas apenas 40 alunos chegam à formatura. Essa realidade pode ser explicada por alguns fatores:
Selo de Aprovação
Como um simples aplicativo poderia ajudar em uma escolha tão importante?
Diego Dias (16), estudante do terceiro ano do Ensino Médio, diz já ter escolhido o curso que irá prestar o vestibular: Engenharia Química. Contudo, afirma ainda ter dúvidas quanto a escolha e conta que se tivesse contato com alguém que pudesse trocar experiências garantiria maior certeza.
Segundo o Diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre de Souza, alguns professores de faculdade ministram palestras em escolas de Ensino Médio para oferecer mais informações sobre os cursos oferecidos nas Universidades e como eles funcionam. Além disso, ele explica que os professores ainda conseguem perceber quando o aluno não tem certeza se irá continuar no curso escolhido.
Sobre o aplicativo, ele afirma que qualquer ação que ajude o estudante de ensino médio é bem vinda.
Universitar
Criado recentemente, em 29 de fevereiro deste ano, o Universitar é um aplicativo de múltiplas funções. Com ele, o usuário pode tirar dúvidas com outros estudantes e universitários, se atualizar através de notícias e relatos sobre diferentes carreiras e cursos e consultar as grades de disciplina de diferentes universidades.
Atualmente, o aplicativo é compatível apenas com o sistema iOS, mas seus criadores afirmam que gostariam de ampliar e desenvolvê-lo também para o sistema Android. O Universitar é gratuito e os idealizadores pretendem mantê-lo assim. A ideia para transformá-lo em algo rendável é realizar parcerias com instituições privadas.
Como uma forma de divulgar o app, criadores ainda promovem palestras em escolas, levando estudantes universitários para uma troca de experiências dentro da sala de aula e maiores explicações sobre os cursos para os alunos do Ensino Médio.
Editado por Bianca Massafera
Republicou isso em Excêntrico Psicopata.