Estudantes criam app que auxilia jovens na escolha de curso universitário

Por Amanda Oliveira

Estudantes de Engenharia Mecatrônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um aplicativo que promove maior interação entre alunos do Ensino Médio e estudantes universitários, com o intuito de facilitar a escolha das profissões. Pensando na fase em que muitos estudantes precisam escolher o que querem fazer profissionalmente, Bruno Eiji (20), Lucas Mota (22), Ogari Pacheco (21) e Henrique Amitay (22) criaram o app como uma ferramenta que poderá evitar decepções dos ingressantes dos cursos de graduação.

Amanda Oliveira
Estudantes criam app que auxilia jovens escolherem o curso universitário (Crédito: Amanda Oliveira)

Dados Apontam

De acordo com o Censo da Educação Superior 2010, 49% das vagas abertas nas universidades não são ocupadas no Brasil e apenas 53% dos alunos ingressantes conclui o curso de graduação. A proporção é a seguinte: para cada 100 vagas oferecidas no país, 92 são matriculadas, mas apenas 40 alunos chegam à formatura. Essa realidade pode ser explicada por alguns fatores:

Amanda Oliveira

 

Selo de Aprovação

Como um simples aplicativo poderia ajudar em uma escolha tão importante?

Diego Dias (16), estudante do terceiro ano do Ensino Médio, diz já ter escolhido o curso que irá prestar o vestibular: Engenharia Química. Contudo, afirma ainda ter dúvidas quanto a escolha e conta que se tivesse contato com alguém que pudesse trocar experiências garantiria maior certeza.

Segundo o Diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre de Souza, alguns professores de faculdade ministram palestras em escolas de Ensino Médio para oferecer mais informações sobre os cursos oferecidos nas Universidades e como eles funcionam. Além disso, ele explica que os professores ainda conseguem perceber quando o aluno não tem certeza se irá continuar no curso escolhido.

Sobre o aplicativo, ele afirma que qualquer ação que ajude o estudante de ensino médio é bem vinda.

Universitar

Criado recentemente, em 29 de fevereiro deste ano, o Universitar é um aplicativo de múltiplas funções. Com ele, o usuário pode tirar dúvidas com outros estudantes e universitários, se atualizar através de notícias e relatos sobre diferentes carreiras e cursos e consultar as grades de disciplina de diferentes universidades.

Divulgação

Atualmente, o aplicativo é compatível apenas com o sistema iOS, mas seus criadores afirmam que gostariam de ampliar e desenvolvê-lo também para o sistema Android. O Universitar é gratuito e os idealizadores pretendem mantê-lo assim. A ideia para transformá-lo em algo rendável é realizar parcerias com instituições privadas.

Como uma forma de divulgar o app, criadores ainda promovem palestras em escolas, levando estudantes universitários para uma troca de experiências dentro da sala de aula e maiores explicações sobre os cursos para os alunos do Ensino Médio.

Editado por Bianca Massafera

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s