
Por Bianca Oliveira
Para muitas pessoas, perder um animal de estimação é o mesmo que perder um membro da família. Por isso, nos últimos tempos, tem muita gente que está investindo em cremação e sepultamento de animais. Antigamente essa prática não era muito usual.
Em Campinas, são três opções pra cremar animais. Uma delas também funciona como cemitério. É o Cemitério e Crematório de Animais São Francisco de Assis, que foi inaugurado em 1996. Fica na rua Lauro Vannucci, n° 1600, no bairro Parque Rural Fazenda Santa Cândida. Os interessados pagam entre 200 e 500 reais trimestrais para enterrar um animal de estimação.

A médica veterinária Joana Trova preferiu cremar o corpo da sua rottweiler, de 8 anos. Segundo os dados do cemitério, a opção dos clientes é bem dividida. Metade prefere a cremação, a outra metade opta por enterrar.
Joana explica o motivo da sua preferencia. “Em janeiro 2016, perdi minha Rayca, de 8 anos. Faleceu em decorrência de complicações causadas por um osteossarcoma. Optei por cremar o corpo dela por dois motivos: queria guardar as cinzas dela comigo e também por motivos ecológicos, para não haver contaminação de solo e ambiente.” A veterinária diz que também vai usar, no futuro, os serviços de cremação para as outras duas cachorras que tem.

A estudante de Jornalismo da PUC-Campinas, Mariana Brassanini, optou por enterrar seu vira lata Benzé, e não se arrepende do dinheiro gasto.
No entanto, tem gente que ainda prefere enterrar os animais no próprio quintal de casa. É o caso de Juliana Gallinari, também estudante da PUC-Campinas, que tomou essa decisão quando perdeu Nina, sua gata siamês. “Pedi pro meu pai enterrar na chácara, um lugar que eu sempre pudesse ir e senti-la por perto”.
A estudante revela que até pensou em contratar os serviços do cemitério. “Encontramos ela morta às 6h da manhã. Só que nesse horário eu e meus pais tínhamos compromissos e não daria pra levar o corpo em um cemitério de animais. Aí meu pai guardou o corpo dela e no sábado cedinho enterramos ela. Gosto de pensar que ela está em um ambiente nosso e familiar,” contou.
