Viajando no orçamento! Como fazer uma viagem enriquecedora e não ficar pobre – no bolso

Por Stephanie Franco

Collage_Fotor

Crédito: Stephanie Franco

O Euro, moeda vigente em quase todo continente europeu, segue desde agosto de 2015 numa série de altas. No começo do ano, o câmbio estava em R$ 4,20. Mas isso não impediu que Marina Fais, estudante de jornalismo da PUC-Campinas, fizesse uma viagem enriquecedora para o continente antigo. “Fui viajar para a Espanha e para Itália em fevereiro desse ano, para encontrar uma amiga que está estudando em Coruña, pelo Ciência sem Fronteiras.”, ela contou ao Digitais.

Marina, que teve o orçamento modificado por conta da alta da moeda, procurou ser econômica na passagem, na hospedagem e nos passeios: “Na Itália, fiquei em um hostel bem em frente à Fontana de Trevi. Era muito bom e não ficou tão caro.”, ela disse. “Procurei ser econômica na escolha dos passeios e preferi aqueles que a entrada era gratuita. Mas estando na Europa, há alguns passeios inevitáveis de se fazer, mesmo que o preço seja um pouco salgado.”

Ainda assim, a estudante ficou dentro do orçamento. “Na volta, consegui voltar com bastante dinheiro, o que atendeu a expectativa dos primeiros orçamentos.”

IMG_5442

Crédito: Reprodução/ Instagram Marina Fais

Quer fazer como a Marina, viajar e ainda voltar com dinheiro? O Digitais te ajuda!

Primeiro, comprando as passagens!

A tecnologia fez o mundo mais fácil, e mais barato. A compra de passagens aéreas pela internet, com certas dicas, pode ser muito mais prática do que uma agência de viagens física. O Digitais te mostra um site e um aplicativo que podem fazer da sua compra, uma grande experiência.

Hopper

Segundo a definição no próprio site do aplicativo – disponível grátis para Android e iOS – “Hopper é um aplicativo que não só deixa você reservar vôos do seu celular: também te diz quando é o melhor momento para comprar.”

image1-2

Crédito: Reprodução

Ou seja, o você seleciona a data em que pretende viajar, o aplicativo prediz, com uma série de algorítimos, quando a passagem estará mais barata para a compra.

hopper

Crédito: Reprodução/ Hopper

Google Flights

O Google Flights segue a mesma teoria do Hopper: você coloca a data da viagem, e o site procura o melhor e mais barato. Você pode escolher entre voos diretos e com escala.

Google_Flights

Crédito: Reprodução/ Google Flights

Depois, a hospedagem!

Trivago

Se você prefere hoteis, o site Trivago procura entre mais de 250 sites pelo preço mais em conta. Você coloca nos filtros o número de estrelas, o preço e a distância do centro, e ele te mostra o preço mais barato entre os sites que oferecem a reserva do hotel.

Trivago

Crédito: Reprodução/ Trivago

Hostel World

Já para quem quer economizar ainda mais na hospedagem, há a opção de ficar em um hostel, como a Marina fez. O site Hostel World faz a mesma coisa que o Trivago, mas com os hostels. Você pesquisa pela cidade e ele te mostra as melhores e mais baratas opções. Os filtros que podem ser aplicados na pesquisa são: preço, avaliação dos usuários, tipo, quarto, facilidade e tipo de pagamento.

hostel

Crédito: Reprodução/ Hostel World

Dicas!

  • A forma mais fácil e barata de se locomover nas cidades é a pé. Os pontos turísticos são sempre pertos e podem ser feitos num dia. Só esteja disposto a andar bastante.

  • Para distâncias mais longas, utilize o metrô. Para comprar o bilhete, utilize as máquinas de auto atendimento, que aceitam as moedas que receberá de troco.

  • Se o hostel ou o hotel tiver microondas ou fogão, é vantajoso cozinhar: uma compra de pão, leite, queijo e macarrão pode sair menos de 25 euros, o que é o preço de somente uma refeição em um restaurante.

  • Viagens dentro do país podem sair bem em conta, se as passagens de trem forem compradas com antecedência. Entre nos sites de empresas como Trenitália e Eurostar, pesquise o destino e divirta-se!

Com essas dicas, o Digitais te deseja uma boa viagem!

Edição: Giovanna Favaretto

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s