Por Stephanie Franco
Crédito: Stephanie Franco
O Euro, moeda vigente em quase todo continente europeu, segue desde agosto de 2015 numa série de altas. No começo do ano, o câmbio estava em R$ 4,20. Mas isso não impediu que Marina Fais, estudante de jornalismo da PUC-Campinas, fizesse uma viagem enriquecedora para o continente antigo. “Fui viajar para a Espanha e para Itália em fevereiro desse ano, para encontrar uma amiga que está estudando em Coruña, pelo Ciência sem Fronteiras.”, ela contou ao Digitais.
Marina, que teve o orçamento modificado por conta da alta da moeda, procurou ser econômica na passagem, na hospedagem e nos passeios: “Na Itália, fiquei em um hostel bem em frente à Fontana de Trevi. Era muito bom e não ficou tão caro.”, ela disse. “Procurei ser econômica na escolha dos passeios e preferi aqueles que a entrada era gratuita. Mas estando na Europa, há alguns passeios inevitáveis de se fazer, mesmo que o preço seja um pouco salgado.”
Ainda assim, a estudante ficou dentro do orçamento. “Na volta, consegui voltar com bastante dinheiro, o que atendeu a expectativa dos primeiros orçamentos.”
Crédito: Reprodução/ Instagram Marina Fais
Quer fazer como a Marina, viajar e ainda voltar com dinheiro? O Digitais te ajuda!
Primeiro, comprando as passagens!
A tecnologia fez o mundo mais fácil, e mais barato. A compra de passagens aéreas pela internet, com certas dicas, pode ser muito mais prática do que uma agência de viagens física. O Digitais te mostra um site e um aplicativo que podem fazer da sua compra, uma grande experiência.
Hopper
Segundo a definição no próprio site do aplicativo – disponível grátis para Android e iOS – “Hopper é um aplicativo que não só deixa você reservar vôos do seu celular: também te diz quando é o melhor momento para comprar.”
Crédito: Reprodução
Ou seja, o você seleciona a data em que pretende viajar, o aplicativo prediz, com uma série de algorítimos, quando a passagem estará mais barata para a compra.
Crédito: Reprodução/ Hopper
Google Flights
O Google Flights segue a mesma teoria do Hopper: você coloca a data da viagem, e o site procura o melhor e mais barato. Você pode escolher entre voos diretos e com escala.
Crédito: Reprodução/ Google Flights
Depois, a hospedagem!
Trivago
Se você prefere hoteis, o site Trivago procura entre mais de 250 sites pelo preço mais em conta. Você coloca nos filtros o número de estrelas, o preço e a distância do centro, e ele te mostra o preço mais barato entre os sites que oferecem a reserva do hotel.
Crédito: Reprodução/ Trivago
Hostel World
Já para quem quer economizar ainda mais na hospedagem, há a opção de ficar em um hostel, como a Marina fez. O site Hostel World faz a mesma coisa que o Trivago, mas com os hostels. Você pesquisa pela cidade e ele te mostra as melhores e mais baratas opções. Os filtros que podem ser aplicados na pesquisa são: preço, avaliação dos usuários, tipo, quarto, facilidade e tipo de pagamento.
Crédito: Reprodução/ Hostel World
Dicas!
-
A forma mais fácil e barata de se locomover nas cidades é a pé. Os pontos turísticos são sempre pertos e podem ser feitos num dia. Só esteja disposto a andar bastante.
-
Para distâncias mais longas, utilize o metrô. Para comprar o bilhete, utilize as máquinas de auto atendimento, que aceitam as moedas que receberá de troco.
-
Se o hostel ou o hotel tiver microondas ou fogão, é vantajoso cozinhar: uma compra de pão, leite, queijo e macarrão pode sair menos de 25 euros, o que é o preço de somente uma refeição em um restaurante.
- Viagens dentro do país podem sair bem em conta, se as passagens de trem forem compradas com antecedência. Entre nos sites de empresas como Trenitália e Eurostar, pesquise o destino e divirta-se!
Com essas dicas, o Digitais te deseja uma boa viagem!
Edição: Giovanna Favaretto
1 comentário