São Paulo apresenta a Linha Circular Turismo

O Estádio do Pacaembu é uma das paradas favoritas dos turistas
O Estádio do Pacaembu é uma das paradas favoritas dos turistas

Por Livia Jacob

Destino anual de 15 milhões de visitantes, São Paulo ganha a Linha Circular Turismo SP. Um ônibus de dois andares vai percorrer os principais pontos turísticos da capital paulista. Inspirado em outros países, como por exemplo o City Sightseeing, de Londres, o projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes por meio da São Paulo Transportes (SPTrans) e parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).

Por 40 reais, a Linha Circular Turismo permite que o turista faça um percurso de cerca de três horas, com 11 pontos de paradas nas principais atrações turísticas da cidade. O roteiro começa na Estação da Luz e segue para o Mercado Municipal, Praça da República, Pacaembu, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera, Centro Cultural, Liberdade, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, e por fim retorna à Estação da Luz. O ônibus conta com o sistema hop on|hop off, em que o embarque e desembarque do veículo é ilimitado por 24 horas, durante o funcionamento do serviço.


Segundo Mauro Scarpinatti, a escolha das paradas foi um desafio. “São Paulo é uma cidade repleta de lugares interessantes para se conhecer. Nós tivemos que eleger algumas das atrações que são mais visitadas pelos turistas que frequentam a cidade. Foi esse o critério. O Mercado Municipal, por exemplo, é uma das principais atrações”, afirmou o gerente de marketing da SPTrans. Além das paradas, o ônibus percorre bairros famosos da cidade como Vila Mariana e Jardins, e pontos conhecidos como o Edifício Copan e a Igreja Nossa Senhora do Brasil.

Turista chilena aprecia o passeio no Circular Turismo SP.
Turista chilena aprecia o passeio no Circular Turismo SP

A motorista Priscila Gomes diz que as paradas favoritas dos turistas são o Pacaembu e o Parque Ibirapuera. “Acho que gostam mesmo é de onde tem comida. Por isso gostam bastante do Mercadão. Eles curtem dar uma volta no Ibirapuera também. Mas o Pacaembu ganha. Além do futebol, lá tem pastel e caldo de cana, água de coco. Sou apaixonada naquele pastel!” brinca a condutora.

Ônibus da frota Circular Turismo SP na Estação da Luz.
Ônibus da frota Circular Turismo SP na Estação da Luz

Por enquanto há apenas dois ônibus na frota, que pertencem à empresa Sambaiba: o principal, de dois andares, e o menor, de apenas um, usado para apoio quando necessário. Todas as motoristas são mulheres. “Há um decreto municipal que induz 30% das vagas do Sistema de Transporte às mulheres. Além disso, elas são mais cuidadosas para dirigir e mais atenciosas com o público”, afirma Scarpinatti.

DCIM100GOPROGOPR2432.
Mural grafitado pelo artista Rui Amaral

Durante o percurso, áudios explicativos em português, inglês e espanhol contam curiosidades de pontos estratégicos no caminho, e das atrações principais, além de informações sobre a história, arquitetura e cultura da cidade da garoa.

O bilhete do passeio também dá direito à visitação gratuita no Catavento Cultural, Estação Pinacoteca, MAM, Museu Afro Brasil, Museu da Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado. No MASP, o bilhete serve como um “corta-filas”.

Os estudantes Arthur Jordão e Bárbara Buongermino vieram do Acre para o festival Lollapalooza e aproveitaram para fazer o passeio. “O que eu mais gostei é que dá pra conhecer todos esses pontos em um dia só. Só achei ruim que, para poder desembarcar e conhecer melhor o lugar, eu tenho que esperar mais três horas pelo próximo ônibus. Por isso decidimos fazer o percurso todo sem descer” conta Bárbara.

Confira um vídeo do passeio:

Como funciona
O bilhete do passeio custa R$ 40,00 e opera como um Bilhete Único exclusivo da linha Circular Turismo. O cartão pode ser utilizado durante 24 horas após a primeira utilização, permitindo embarque e desembarque ilimitado. As vendas são feitas somente dentro do ônibus, com opções de pagamento em dinheiro, cartão de crédito e débito.

O ônibus tem três saídas diárias partindo da Estação da Luz: as 9h, 12:40h e às 16h. Exceto aos domingos, em que o ônibus sai as 10h, 13:40h e 17h e faz um rota alternativa, não passando pela Avenida Paulista.

As paradas para embarque e desembarque são realizadas apenas nos pontos determinados para o Circular Turismo, tendo em média dez minutos de duração.

Acompanhe em tempo real
O aplicativo Mooveit disponibiliza a localização do ônibus Circular Turismo em tempo real e pode ser baixado na Apple Store, Google Play ou Loja Windows. O aplicativo Coletivo “Ônibus de São Paulo” também oferece esse serviço e está disponível na Loja Windows.

Editado por Arcilio Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s