PUC-Campinas realiza evento de boas-vindas aos calouros

Por Carolina Orssolan e Leonardo Castro

Emoção e expectativa marcaram a 2°edição do Calour’Arte, organizado pelo Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, que contou com diversas apresentações artísticas dos veteranos da universidade. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 16, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas.

Calouarte4
2°Edição do “CalouArte” contou com diversas apresentações artísticas (Crédito: Leonardo Castro)

Apresentaram-se os grupos de teatro, dança, coral, música instrumental e popular, compostos por alunos da PUC, que embalaram as boas vindas da universidade aos calouros.

Os bailarinos emocionaram o público com coreografias do musical “A Chorus Line”, de Michael Bennet, e das músicas “Fiz por você o que pude”, do músico Cartola, “Erva venenosa”, do compositor Jerry Leiber, e “Anunciação”, do cantor Alceu Valença.

Eu acho importante essas apresentações, até para chamar atenção do público e dos novos alunos para participarem dos grupos de arte, nos atraindo”, menciona a aluna do 1° ano de jornalismo, Giovanna Parodi Barbisan.

Calouarte6
Bailarinos apresentaram a coreografia do musical “A Chrous Line” (Créditos: Leonardo Castro)

Na atuação, a integrante do grupo de teatro, Ana Khátia, dialogou com a plateia sobre a cultura e o folclore paraense, com a performance de “O Carimbó”. Os calouros também assistiram a um dueto de piano e flauta, tocado pelos integrantes do grupo de música instrumental, com as canções “Trem das Onze”, de Adoriran Barbosa, “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha Abreu, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

O maestro, Nelson Silva, regeu o coral universitário, que encantou o público ao som das músicas “Que baque é esse”, de Lenine, “Só danço samba”, de Tom Jobim, e “I Dreamed a Dream”, de Schonberg.

Para Lice dos Santos, integrante do coral universitário, a arte foi a grande responsável pelo sucesso do evento. “O aluno entra na faculdade muito neurótico com a rotina de estudos, as provas e tudo mais. Se ele participa do grupo artístico porque gosta, ele tem uma sensação de prazer, conciliando os estudos com a arte”, comenta.

Calourarte3
Apresentação do coral universitário, que emocionou o público com a música “I Dreamed a Dream” (Créditos: Leonardo Castro)

Para finalizar a noite, o grupo de música popular apresentou um repertório formado por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Djavan, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Assis Valente.

Além da recepção aos calouros, o evento também teve o objetivo de apresentar aos novos alunos, os trabalhos do centro de Cultura e Arte da Universidade. A PUC-Campinas oferece uma Bolsa Auxílio para os estudantes que participam dos grupos artísticos.

O Coordenador do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, Prof. José Donizeti de Souza, acredita que a Calour’Arte foi muito importante, pois recebeu os novos alunos em uma noite artística e festiva. “O evento significou trazer a arte para o calouro no momento de entrada na faculdade, parabenizá-lo pela nova conquista, trazer carinho de um evento especial preparado para ele e introduzi-lo aos nossos grupos artísticos”, diz.

As apresentações voltam a acontecer na próxima terça-feira, dia 22 de março, às 20h, no Auditório Monsenhor Salim, da PUC-Campinas, no Campus II.

Confira aqui o vídeo com os trechos das principais atrações da 2° “CalouArte”.

Edição: Giovanna Favaretto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s