Palestra da Unicamp muda de lugar, após superlotação

100 alunos compareceram em sala para 48 pessoas, e Unicamp teve que mudar os planos

Quase 100 alunos assistiram à palestra de Ordine, no auditório da Unicamp

Por Harold Ruiz

Os quase 100 alunos que foram assistir à palestra do filósofo italiano, Nuccio Ordine, surpreenderam a Unicamp na noite desta quinta-feira (10). O evento aconteceria no Centro de Estudos das línguas (CEL), que suporta 48 pessoas, mas teve que ser transferido, às pressas, para o anfiteatro do Instituto de estudos das linguagem (IEL), que tem capacidade pra 100 alunos. A palestra estava marcada para começar às 18h, mas, devido a essa mudança de última hora, só começou uma hora depois.

Mas isso não desestimulou os participantes que ouviram as teorias de Ordine sobre o livro “A utilidade do inútil”, escrito por ele em 2013. O filósofo e também professor considera “inútil” a preocupação com bens materiais, em detrimento da educação, cultura e literatura, que deveriam ser os pilares da formação do ser humano.

Nucci Ordine (à esquerda) discursa ao lado do tradutor (à direita)

Mesmo que Ordine tenha falado em seu idioma de origem, o italiano, os alunos não tiveram dificuldade de compreensão. Até havia um tradutor à disposição dos participantes, mas ele não precisou esclarecer dúvidas em nenhum momento do evento.

Trecho da palestra de Nuccio Ordine

O italiano citou autores históricos como: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Gabriel García Marquez. Baseado em “Cem Anos de Solidão” do colombiano García Marquez, Ordine concluiu que a leitura é sinônimo de amor e aprendizagem. Para ele, a aprendizagem deveria ser um processo que tivesse muita paixão e naturalidade.

Prédio do Centro Cultural do IEL

Depois de duas horas de palestra, Nuccio Ordine assinou e distribuiu alguns de seus livros para os participantes. E ainda sobrou tempo para um “cafézinho”, que fechou o evento, após uma série de reflexões do filósofo italiano.

Editado por Arcilio Neto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s