O caminho das letras

Por Juliana Araujo

Marçal Aquino

Sentado no balcão do bar pode parecer preocupado apenas com o próprio mundo, mas na verdade está concentrado nas conversas alheias. É assim que Marçal Aquino, formado como jornalista na PUC-Campinas em 1983, escreve seus diálogos, a rua é a principal ferramenta para criar suas ficções. Quando criança acreditava que ser desenhista seria seu futuro, mas aos 12 anos descobriu a paixão pela literatura.Você provavelmente já leu seu nome na capa do livro juvenil “A Turma da Rua 15”, escrito há 25 anos, mas adotado até hoje em escolas.

Mas escritor não era considerada profissão para ganhar a vida, então partiu para o jornalismo, inicialmente apenas pelo diploma, já que oSindicato dos Jornalistas poderia caça-lo no jornal de Amparo, seu primeiro emprego na área. Em 1987, quando começou a trabalhar no Jornal da Tarde, seu dever era ir pra rua e trazer “novelas policiais”, o que ajudava a manter viva sua veia literária.

Há quem conheça apenas o Marçal roteirista, aquele que participou da produção de séries famosas como “Força Tarefa” e “O Caçador”. Culpa atribuída exclusivamente a Beto Brant, cineasta que, no início da carreira, interessou-se por um conto presente em “Miss Danúbio”, escrito por Marçal em 1994.

O desejo por transforma-lo em curta foi o que inseriu o jornalista no mundo do cinema, que acabou produzindo todos os filmes de Brant.

“A única coisa que você não pode fazer é fechar os olhos para a experiência” afirma Marçal,e foi assim que, aos 57 anos, já trabalhou como revisor, redator, repórter, editor e assessor. Participou no roteiro de filmes e séries, e há 8 anos é autor da Globo. Em sua estante há 15 livros de sua autoria e dois prêmios por eles:V Bienal Nestlé de Literatura, em 1990, por “As Fomes de Setembro”, e por “Amor e Outros Objetos Pontiagudos”, em 2000, recebeu o Prêmio Jabuti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s