Lentes pioneiras

Por Gustavo Lorón

Dominique Torquato estava na faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, em 1987, ainda com as ideias desfocadas. Era tímida, achava que não tinha um bom texto e não sabia qual caminho seguir.

“Como não, Dominique? Você vai ser fotógrafa!”. Revelou Ciça Toledo, a professora dela, apostando no talento da jovem que nasceu em Paris, no ano de 1964, e aos 10 anos foi até a Bolívia comprar sua primeira câmera fotográfica, porque era mais barato. Mas, desde criança já fotografava as irmãs mais novas.

O flash veio quando Dominique leu na Folha de S. Paulo: Contrata-se fotógrafos freelancers. No mesmo dia, ela preparou um currículo e tentou enviá-lo pelo correio. Sabendo que ele não chegaria a tempo na redação, ela resolveu partir pra São Paulo, daquele jeito mesmo: chinelo e shorts.

Procurou um bom ângulo, e saturou Juan Estevés, editor de fotografia na época. E deu dominique-torquatocerto. Dominique passou a fotografar em Campinas e enviar os filmes, ainda em preto e branco, através dos motoristas dos ônibus Cometa.

Quando começou a trabalhar no Diário do Povo, Dominique foi a primeira mulher fotojornalista de Campinas. Ela ouviu muito: “Cadê o fotógrafo?”, “Manda homem, porque aqui não tem banheiro feminino”. Principalmente, quando cobria futebol e tentava se esconder no cantinho do estádio.

Entretanto, ela não saiu do enquadramento. O talento a fez conquistar espaço e prêmios, incluindo um internacional de melhor reportagem de jornal impresso de 2014, no Concurso Europa de Jornalismo. Atualmente, as lentes dela capturam imagens para o Grupo RAC. E é preciso sempre estar em alerta, porque a qualquer momento um fato pode precisar de Dominique para ser documentado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s