Estudos sobre sedução dividem a opinião feminina

Por Alan Duenha

No último dia 28 de novembro, sábado, você conferiu no Digitais como os estudos sobre sedução vem ganhando cada vez mais adeptos por todo o mundo e alavancando um mercado de coaching no Brasil. Homens que admitem a sua falta de habilidade social têm recorrido aos mais diversos tipos de livros, cursos online e palestras, com o intuito de melhorar sua postura, abordagem e interação com as mulheres.

Mas se há controvérsia até mesmo entre os homens, como foi mostrado na matéria anterior, para as mulheres essa “ciência” é ainda mais duvidosa. Três jovens adultas foram convidadas a dar entrevista e, se há um consenso em seus discursos, é o de que os homens devem saber filtrar o que leem ou assistem, de modo a não acabar fazendo o papel de quem não são.

Honestidade

Ivanice Camargo, 20 anos, moradora da cidade de Lins e tímida assumida, contou como começou seu namoro – com um rapaz também muito tímido: “Pesquisar assuntos que a garota gosta pode funcionar. Eu gosto de Astronomia e ele começou a vir falar comigo sobre isso, assim criamos intimidade e se tornou menos difícil para ele se declarar. No começo pode ser um tanto desconcertante, mas os dois acabam crescendo juntos. Para mim, é essencial a honestidade. Se for tímido, basta falar para a garota.”

 

12376701_210116659320989_5778917100863474213_n
O casal tímido, Ivanice e seu namorado, Vinícius – Foto: Facebook

 

O que vale é a intenção

Já Alani Gama, 25, mãe de uma menina de 5 anos e que tem o desejo de encontrar um homem para se casar, afirma que acha válido qualquer tentativa de aprimoramento na vida. “Certa vez um menino chegou para falar comigo na balada dizendo que me faria esquecer dele. Aí quando perguntei ‘Esquecer de quem?’, ele respondeu ‘Viu? Já está esquecendo…” Não rolou nada no final, mas eu gosto de pessoas bem humoradas e com certeza ele ganhou minha atenção para continuar a conversa.” – disse.

Alani ainda comentou o quanto repudia o comportamento vulgar de alguns homens: “Cada pessoa tem um tipo de abordagem, isso não importa muito, desde que a pessoa não ultrapasse a linha do respeito. Por exemplo, não é legal quando um cara chega já te chamando de gostosa ou coisas do tipo.” Ela entende que os materiais de sedução podem ajudar muito, desde que os rapazes não deixem sua essência de lado. “Cada um deve introduzir sua personalidade nas ‘investidas’. Não creio que nesses cursos seja descrita qualquer fórmula milagrosa de conquista.” – disse.

 

A visão de uma feminista

 

esta-ficando-muito-dificil-encontrar-mulher-que-se-valoriza
Como um homem reagiria a uma mulher que lhe oferecesse flores? – Imagem: Site Sobre Relacionamento

Isabela dos Santos, 21 anos, lê diariamente blogs de luta pelos direitos das mulheres  e encara algumas “leis da sedução” como obstáculos para a equiparação de gêneros. Ela também deu sua opinião sobre a farsa das propagandas que prometem sucesso com todas as mulheres:

 


Ela considera que a busca por dicas pode ajudar muito aos tímidos, embora o ideal seria plantar a ideia de que cada ser humano pode ser feliz sozinho. “Ser esclarecido e feliz individualmente é o mais importante e vai trazer os outros para próximo de você naturalmente, independente se você for homem ou mulher.” – afirma.

 

12369887_1094407157258967_1400936617_o
Isabela lendo um artigo sobre violência de gênero – Foto: Alan Duenha

 

Isabela ainda comentou sobre a pressão que a sociedade machista exerce sobre os homens para que eles tomem a iniciativa e, da mesma forma, tratou do preconceito para com mulheres que tomam a atitude. No entanto, em sua visão, esta é uma tendência que pode e já está sendo modificada:

 

 

protesto-feminista-rio-futura
Mulheres protestam no Rio de Janeiro contra abordagens vulgares – Foto: Portal Terra

 


Nota

Apesar da eminente ampliação das pesquisas e disseminação de teorias e técnicas para a paquera, nenhuma das entrevistadas tinha conhecimento a respeito do “submundo dos sedutores”.

Editado por Guilherme Sawaia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s