Por Izabela Reame

O mercado literário sempre foi muito forte, mesmo com as novas tecnologias como Tablets, que possibilitam a leitura sem ter o livro físico, muitos não abrem mão de comprar e ter a obra para leitura. Segundo a SNEL (Sindicato Nacional de Editores de Livros), 2.824.746 unidades literárias foram vendidas de janeiro até o começo de novembro deste ano no Brasil.
Mas as Redes Sociais sempre possibilitam novas interações e uma delas são os grupos no Facebook de troca de livros, que funciona, basicamente, da seguinte maneira: você tem um livro que não gostou ou não quer mais, você encontra alguém para trocar por outra obra que tenha interesse.
O DIGITAIS fez o teste de como funciona essa troca, confira o passo a passo:
1°: Escolher um ou mais livros para realizar a troca, tirar uma foto e postar no grupo. Muitas pessoas escrevem quais livros tem preferência para troca.

O indicado é tirar a foto do livro e não colocar de qualquer site da internet, pois assim você consegue mostrar se o livro está em bom estado ou não.
2°: Normalmente os interessados mostram que querem fazer a troca por comentário na foto ou mandando inbox. A troca é feita por Correios. Portanto, basicamente, é combinar com a outra pessoa por qual livro quer trocar, se tem interesse ou não. E trocar os endereços para assim cada um enviar o seu.
3°: Nos Correios o indicado é enviar por ‘Impresso normal’. Este tipo de envio é o mais recomendado pois é tomado um cuidado especifico para livros, revistas, catálogos etc. Também é fornecido no comprovante de envio um código, ou registro módico que sai mais barato.
4°: Enviar uma foto do comprovante de envio para a pessoa da troca. E esperar.
Uma dica é cobrar o mesmo da pessoa, para não correr o risco de ficar sem o seu livro.
O Digitais fez uma troca, porém – até a postagem dessa matéria – o livro esperado ainda não havia chegado, o que nos leva aos prós e contra, e portanto contra tempos deste tipo de “serviço”.
Pontos positivos:
-Economia: você gasta apenas com o correio. O envio por ‘Impresso normal’ depende do peso do livro, mas na grande maioria sai em torno de R$8. Já o registro módico sai mais barato.
-Sustentabilidade: sem dúvidas uma troca é muito mais sustentável do que comprar um novo.
-Variedade e raridades: Esses grupos são quase sebos onlines. Muitas pessoas se desfazem de livros antigos, que não se encontram mais em livrarias.
Ponto negativos:
-Tempo: não o imediatismo de ir a uma livraria e comprar um livro na hora. E nem a rapidez das entregas de compras feitas online.
-Incerteza: na grande maioria as pessoas desses grupos cumprem com o combinado de enviar o livro. Até porque quem não cumpre com o combinado pode ser marcado em postagens no grupo, mostrando que não enviou a obra. Porém, como tudo é combinado por inbox, nunca é uma certeza absoluta que o combinado será cumprido.
-Bom estado: há inúmeras postagens de reclamações de livros que chegaram em mal estado, e que aparentemente na hora do combinado estavam bem melhores.
Editado por Guilherme Sawaia