Relação entre arte e escrita é tema de exposição na Unicamp

Por Mateus Badra

A Faculdade de Artes Visuais da Unicamp em parceria com a artista Lena Bergstein trouxe, no dia 19 de novembro, a exposição “Narrações”. A mostra, que fica na Galeria do Instituto de Artes (GAIA) e na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da universidade, reúne preposições práticas e discussões teóricas das combinações possíveis entre a matéria plástica visual, escrita, e suas formulações e apropriações ao longo do tempo.

Exposição. Foto: Mateus Badra
Exposição na CDC. Foto: Mateus Badra

Exposição

Segundo a curadora e professora do curso de Artes Visuais, Sylvia Furegatti, a mostra, que faz parte da matéria teórica e prática “Arte e Escrita na História da Arte”, além de apresentar os trabalhos dos alunos para esta disciplina, conta com algumas obras da artista carioca Lena Bergstein, que representam bem o recorte desenvolvido e estudado ao longo de todo o semestre. “Trata-se de um conjunto de ações que gratificam o empenho de todos os envolvidos no projeto, oxigenando o cotidiano da escola na direção dos bons ventos do circuito artístico, por meio do encontro com seus representantes destacados.”

Artista

Deivisson Dias é um dos estudantes que fizeram parte desse projeto. Ele conta que as obras que os mesmos desenvolveram com os de Bergstein se relacionam por meio de questões formais importantes para a resolução de trabalhos visuais, tais como: forma, composição, uso de linhas, signos, cores, entre outras. “Como artista experiente, Lena nos traz uma visão clara desses elementos. Ademais, as relações foram se estabelecendo ao longo dos encontros, nos quais, por meio de uma abundante referência de artistas e obras, fomos adentrando o espaço imagético da artista”.

Dias desenvolveu o trabalho intitulado “Gênesis”. A ideia foi de construir um livro, com quatro volumes, que ganhasse um novo significado, não mais de estabelecimento de uma ordem racional e linear, mas incerta, cambiante e até mesmo dançante. “O resultado é um livro não convencional, com suas regras e esquemas de pensamentos fundamentados da lógica aristotélica. É uma obra sem começo e sem fim, sem ordem predeterminada. Um livro por se fazer”.

Junção entre escrita e arte. Foto: Mateus Badra
Junção entre escrita e arte. Foto: Mateus Badra

Opinião do público

O gestor cultural, Fábio Augusto, falou que gostou muito da forma com que os trabalhos juntam a escrita e as artes plásticas, destacando também o que foi desenvolvido pelo aluno Rafael Ghiraldelli. “É uma obra bem colorida, trabalha com a linguagem das cores. Chamou-me a atenção logo que entrei na exposição”. Já Davi William, secretário da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, comenta que se surpreende cada vez mais com as mostras que aparecem na CDC, e na “Narrações”, especificamente, diz que achou interessante a interatividade que ela apresenta. “Estou vendo trabalhos diferentes, ousados, com propostas que eu não tinha visto. Gostei porque eles inovam. Não só usam telas ou fotografias, usam papéis e tecidos, e esse tipo de diferencial atrai curiosidade, atrai o olhar”.

Serviços

A exposição “Narrações” fica em cartaz até o dia 15 de dezembro na Galeria do Instituto de Artes e na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp.

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 9h até 17h.

Endereço:

GAIA/UNICAMP – Rua Sérgio Buarque de Holanda. Prédio da Biblioteca Central – Térreo. Telefone: (19) 3521-7453 ou (19) 3521-6561

CDC/UNICAMP – Rua Elis Regina, 131. Telefone: Coordenação – (19) 3521-1738.

Facebook: CDC e GAIA

Confira algumas imagens da exposição na CDC:

Créditos: Mateus Badra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Editado por Fábio Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s