Gastos com presentes de Natal não passam de R$ 48,00 por pessoa

Por Tácila Faria e Jaqueline Ramo

Segundo a pesquisa nacional “Hábitos de Consumo e Compras” realizada pela Boa Vista SCPC, o consumidor irá gastar bem menos no Natal deste ano. A média de valor a ser gasto por presente não passará de R$ 48,00 por pessoa, uma redução de 5,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento apontou ainda que 81% pretendem reduzir os gastos com presentes neste final de ano. As classes A/B também não estão dispostas a consumir: 86% dos entrevistados afirmaram que gastarão menos neste ano, em comparação a 62% no ano passado. Já na classe C, a porcentagem passou de 70% para 78%.

Nas ruas de Itatiba-SP, as pessoas confirmam os dados da pesquisa: a maioria irá gastar pouco ou quase nada com os presentes de Natal.

Gastos 

A pesquisa revelou que 52% dos brasileiros terão uma ceia de Natal menos farta neste ano. Apenas 34% preveem que a fartura da ceia será igual ao ano passado e 14% consideram que será mais farta desta vez.

Iniciativas 

Se por um lado a maioria das pessoas estão planejando gastar menos no Natal, outras estão pensando em faturar. É o caso da dona de casa, Silvia Matos, que nesta época do ano utiliza seus dotes culinários para incrementar a renda da família. Entre as opções de doces, bolos e panetones recheados, uma novidade desenvolvida para este ano chama a atenção, são os panetones no ovo de páscoa, nomeados por Ovotone.

“O pessoal gostou bastante da ideia e principalmente do sabor. Preparo os ovos de chocolate e depois recheio com o panetone. Nunca tinha visto esse tipo de produção aqui na cidade e toda novidade atrai mais clientes. As pessoas querem experimentar”, conclui Silvia.

Segundo Silvia, as postagens desta nova receita nas páginas sociais estão trazendo resultados, todos os dias são feitas encomendas. Com o lucro, ela pretende poupar para garantir comodidade no próximo ano. “Estamos no meio de uma crise econômica, vou investir esse dinheiro na poupança e garantir os primeiros meses do próximo ano.”, declara Silvia.

Editado por Fernanda Lavorini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s