O nerd de sempre

Por Igor Calil

7
Rui Gonçalves Barbosa, jornalista formado pela PUC-Campinas em 2001 (Foto: Angelo Polizelo)

Era exatamente 13h20 quando iniciamos a chamada pelo Skype. Cinco e vinte da tarde para Rui, que está em Cambridge, na Inglaterra, para aprimorar o inglês.

Nascido em Campinas no dia 07 de junho de 1974, Rui Gonçalves Barbosa não tinha o jornalismo como primeira opção profissional. Sempre muito bom com os números, detestava língua portuguesa e se queixa até hoje de ter que estudar inglês. O que o menino de óculos no rosto e ruim de bola não sabia era que o seu raciocínio lógico e a facilidade em explicar coisas complexas poderiam ser muito úteis na apuração das notícias.

Técnico em eletrônica, trabalhou com informática e telecomunicações na adolescência. Mas quando precisou escolher um caminhou para a vida, ingressou no curso de jornalismo da PUC-Campinas, porque, apesar de odiar língua portuguesa, é um amante da leitura; seja de jornais, revistas ou livros.

Em 1998, o lead começou a fazer parte do cotidiano de Rui. Não gostava de televisão e queria ser editor de revista, mas foi nas telas que teve que contar as notícias. Estagiário da EPTV, por lá ficou após se formar. O cara dos números transitou por Campinas, São Carlos e Varginha durante os 8 anos e 6 meses de casa, até chegar à Globo News, onde foi repórter por 4 anos e 10 meses e de onde saiu em outubro passado.

Casado e sem filhos, Rui espera estar bom no inglês até julho, quando volta para o Brasil. Aqui, pode ser que vá trabalhar com a economia voltada ao agronegócio e fique mais próximo do assunto em que é pós-graduado. Contudo, uma coisa é certa: o rapaz que resumiu a vida ao trabalho quer ir ainda mais longe, “tão longe quanto puder”. Mesmo que seja em terras tupiniquins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s