Entenda como se vestir na hora de uma entrevista de emprego

Por Giovanna Breve
Um dos fatores que sempre surge dúvida para os universitários é a entrevista de emprego, além da insegurança do que dizer há o fator o que vestir. Até que ponto o look fica muito formal ou muito liberal, e pode acabar prejudicando na entrevista.

A estagiária em psicologia Milena Pieroni trabalha no RH de uma empresa de pesquisa e conta que uma dica importante é pesquisar sobre a empresa que vai ser entrevistado.  “Eu acho que a roupa entra no quesito da apresentação e a pessoa tem que dar uma sondada antes nos valores da empresa, na cultura, dar uma analisada”, explica.

Questão de perfil

Existem empresas com diferentes perfis e que a pesquisa é fundamental para saber a escolha da roupa. “Eu acredito que é importante a pessoa usar uma roupa um pouco mais neutra, uma roupa um pouco mais séria. Mas se for uma empresa como por exemplo a Google, pode ser que isso passe uma imagem de um outro perfil”, explica Milena.

Desde os liberais até os mais conservadores, para não arriscar o look neutro é a melhor escolha. “Eu acho que em uma entrevista a pessoa tem que mostrar quem ela é para empresa, principalmente em relação ao seu trabalho. Como temos empresas diferentes que exigem perfis diferentes, a única coisa é que eu acredito que precisamos ficar calmos e mostrar quem somos e o nosso trabalho desenvolvido para o entrevistador, respondendo as perguntas que ele fizer com naturalidade.”

Conteúdo e comportamento

A roupa é apenas uma apresentação, mas o que conta mesmo é o que será falado. Usando o conhecimento de psicologia, Milena analisa mais o perfil e comportamento do candidato. Ela ressalta a importância de ficar calmo, apesar de ser um estágio e a pessoa provavelmente não ter experiência. “Ficar calmo e tranquilo. O estágio é exatamente o momento de desenvolvimento na pratica profissional”, finaliza.

Veja os exemplos do que deve ou não usar:

gráfico de moda
Quais peças usar ou não na hora de vestir para a entrevista Crédito: Giovanna Breve
 Editado por Izabela Reame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s